Irregularidades em Roteiro fazem TCU investigar agência do Banco do Brasil

Tribunal pede que banco envie, em 15 dias, os extratos da movimentação financeira do Fundeb

reporternordeste.com.br

O Tribunal de Contas da União (TCU) fará diligências na agência do Banco do Brasil na cidade de São Miguel dos Campos para investigar a aplicação irregular de recursos federais em Roteiro. A agência tem 15 dias para enviar os extratos da movimentação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre 1/1/2007 até 31/3/2008.

O que o TCU quer saber é se a conta da Prefeitura de Roteiro, no banco, foi usada exclusivamente para a movimentação de recursos do Fundeb ou se o dinheiro foi sacado para outros fins.

Em primeiro de setembro de 2010, o Ministério Público Federal instaurou inquérito civil público para investigar irregularidades na aplicação de verba federal, rastreadas no 26ª Etapa do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU).

Neste mesmo sorteio, foram detectadas irregularidades em verbas da merenda do Ministério da Educação: Programa Brasil Escolarizado, ação de “apoio à alimentação escolar na educação básica”.

Ministério da Saúde: Programa Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças Transmissíveis, ação de “vigilância epidemiológica e controle de doenças transmissíveis” ; Programa Atenção Básica em Saúde, ação de “atendimento assistencial básico nos municípios brasileiros”; Programa Programa Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, ação de “promoção da assistência farmacêutica e insumos estratégicos na atenção básica em saúde.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome: Programa Transferência de Renda com Condicionalidades, ação de “transferência de renda diretamente às famílias em condição de pobreza e extrema pobreza”.

.