Lula lamenta morte do Papa Francisco e declara luto oficial no Brasil

Roma, Itália, 21.06.2023 - Presidente Lula e a primeira-dama Janja encontram-se com papa Francisco, no Vaticano. Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), decretando luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, Lula destacou que a humanidade perdeu uma voz de respeito, acolhimento e esperança.

O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi uma figura histórica, sendo o primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica desde sua posse em março de 2013.

Durante seu pontificado, destacou-se por promover valores de paz, justiça social e diálogo interreligioso, além de abordar questões globais como desigualdade, fome e mudanças climáticas.

O Brasil e o Vaticano tiveram momentos de aproximação durante o mandato de Francisco. Lula e o papa estiveram juntos em junho do ano passado, na Itália, em visita oficial, onde discutiram temas como paz mundial, combate à fome e desigualdade social. Em 12 de fevereiro deste ano, Janja Lula da Silva, esposa do presidente, participou de encontro com o pontífice no Vaticano, emocionada pela oportunidade de se encontrar com ele.

No início de 2025, Francisco enfrentou problemas de saúde, passando quase 40 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, devido a dificuldades respiratórias.

Sua condição piorou em fevereiro, levando Lula e Janja a organizarem uma missa pela sua recuperação no Palácio da Alvorada.

A morte foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, que comunicou o falecimento do líder religioso, lembrado por seu compromisso com a humildade, o diálogo e a esperança em tempos difíceis.

Confira a manifestação do presidente: 

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.”

 

 

.