Kleber Malaquias: júri é adiado para 2025 após prisão de delegado

O juiz José Braga Neto adiou para 17/2/2025 o julgamento dos acusados de matar o empresário Kleber Malaquias, decisão tomada após a prisão do delegado da Polícia Civil Daniel Mayer, que presidiu as investigações do crime.

Mayer, segundo o Ministério Público Estadual, “inseriu provas forjadas e produzidas em combinação com outros envolvidos no intuito de alterar a verdade dos fatos, objetivando induzir a erro o corpo de jurados, os juízes e a própria sociedade. Tais fatos foram demonstrados após a descoberta, judicialmente autorizada, que comprovou a troca de favores em beneficio da fraude”.

O Ministério Público também informou que obteve conversas reveladoras, igualmente por meio de autorização judicial: “Elas mostraram uma conspiração conduzida pela autoridade policial para incriminar falsamente uma pessoa já assassinada, tudo com o intuito de proteger os verdadeiros autores do crime, em um provável conluio com os investigados, aplicando um verdadeiro golpe à Justiça, inesperado de qualquer autoridade pública, especialmente de um delegado de polícia”, detalharam os promotores Lídia Malta e Kleber Valadares e, ainda, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Estão no banco dos réus: José Mário de Lima Silva, Edinaldo Estevão de Lima e Fredson José dos Santos.

.