Segundo a PF, Carlos Jordy teria orientado participantes dos atos golpistas

De acordo com investigações da Polícia Federal (PF), o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) é suspeito de fornecer orientações a bolsonaristas sobre atos golpistas no Rio de Janeiro. Ele é um dos alvos da nova fase da Operação Lesa Pátria, que ocorreu nesta quinta-feira (18/1).

A PF realizou buscas na Câmara dos Deputados e nos endereços relacionados ao parlamentar no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, tornando-se a primeira vez que um deputado é alvo de busca e apreensão na investigação.

A comunicação entre Jordy e os bolsonaristas pode ter sido um indicativo de preparação para os ataques ocorridos em 8/1 do ano anterior. A 24ª fase da investigação visa identificar as pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos entre outubro de 2022 e o início de 2023 no Rio de Janeiro.

No total, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo 8 no Rio de Janeiro e 2 no Distrito Federal, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os fatos investigados envolvem suspeitas de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.

Pela manhã, Carlos Jordy utilizou suas redes sociais para manifestar sua indignação com a Operação Lesa Pátria, alegando que é uma “piada”.

O deputado afirmou ter sido acordado com uma arma apontada para ele, porém a PF negou essa informação. Segundo Jordy, ele estava dormindo com sua família quando os agentes chegaram. Ele negou ter incitado as pessoas a cometerem atos antidemocráticos e disse não ter estado presente nos locais onde ocorreram os acampamentos.

Em um vídeo publicado no X, ele acusou a operação de ter motivação política, relacionada às eleições municipais de 2024, já que ele é pré-candidato a prefeito de Niterói. Jordy alegou que isso é uma piada e que seus adversários estão sendo claramente perseguidos, através de uma abordagem intimidatória sem respaldo legal.

Veja o posicionamento do deputado: 

Uma resposta

  1. Já passou a hora de punir exemplarmente, TODOS que embarcaram, planejaram, incitaram e financiaram essa absurda aventura golpista. Cadeia neles.

.