A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, também conhecida como Janja, respondeu às críticas de Elon Musk, CEO da rede social X, em relação à invasão hacker do seu perfil. Ela destacou que não ficou surpresa com o tom irônico de Musk, e ressaltou que ele só se manifestou após ela anunciar que iria processar a empresa dele.
Janja fez críticas a Musk e disse que iria atrás de seus direitos legais no Brasil ou nos Estados Unidos. Em resposta, Musk ironizou, afirmando que não era responsabilidade da sua empresa adivinhar a senha do e-mail dela.
Veja o post:
NEWS: Brazil’s First Lady Janja to sue X over hacked account
The hacker entered account on Dec. 11 and posted several messages, including insults at her and President Lula
“I still don’t know if I have to sue them in the U.S. or in Brazil, but I will sue them,” pic.twitter.com/YTz9UmvdPm
— X News Daily (@xDaily) December 19, 2023
Janja rebateu essa afirmação, ressaltando que o papel da plataforma é agir rapidamente quando crimes são cometidos dentro dela.
Ao longo da semana, a primeira-dama fez várias declarações sobre a misoginia presente nos tweets que se espalharam durante a invasão ao seu perfil, muitos deles fazendo referência à violência sexual.
O ataque hacker ocorreu na segunda-feira passada (11/12), com o suspeito divulgando conteúdo nazista virtualmente.
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Confira nota de Janja sobre o caso:
“Não me surpreende o tom irônico do Sr Elon Musk depois da minha fala sobre processar sua plataforma. Ele minimiza um acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias.
Eu não disse que é responsabilidade do X ‘alguém ‘adivinhar’ a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela.
É, ou deveria ser, responsabilidade da plataforma agir para congelar mais rapidamente uma conta quando se é detectada e denunciada a disseminação de ódio dentro dela.
Como já disse, foram 4 minutos para entrarmos em contato com a plataforma e mais de 1h30 para que a plataforma bloqueasse completamente o acesso à conta e cessassem com os posts absurdos.
Meus questionamentos desde o início foram sobre o descaso e a demora da plataforma em agir, visto que nitidamente era uma movimentação totalmente atípica dentro de uma conta verificada, e sobre a monetização em cima do discurso de ódio. Meu nome foi rapidamente para os Trending Topics da plataforma, o que já deveria ser um alerta para a plataforma saber que algo atípico estaria acontecendo.
É necessário repetir, e eu sempre vou bater nessa tecla, que todos esses questionamentos, denúncias e falas sobre a invasão à minha conta não são só sobre mim ou por mim mas, sim, sobre todas as mulheres que diariamente sofrem ataques misóginos e criminosos na plataforma e recebem o mesmo descaso.
É sobre utilizar a minha visibilidade para trazer à tona a responsabilização das plataformas com relação aos crimes que acontecem dentro delas e à monetização dessas grandes empresas, que seguem lucrando e enriquecendo seus donos em cima do discurso de ódio às mulheres.
É sintomático o Sr Elon Musk se manifestar sobre o caso apenas depois de eu falar que vou processar sua empresa. Sobre a senha do e-mail, é de responsabilidade da plataforma do e-mail, que também será notificada/responsabilizada, garantir que as contas e senhas sejam protegidas, visto que ninguém ‘adivinhou’ a senha, esta estava em um vazamento de dados.
Por mim e por todas as mulheres que são vítimas da misoginia e dos ataques de ódio nas redes sociais e fora delas, seguirei levantando questionamentos e lutando pela responsabilização das plataformas“.