Blog do Odilon: No chapão, Collor será o trator- o alvo é Vilela

Foi no programa Cidadania, do radialista França Moura, e no palanque que o senador Fernando Collor (PTB) deu o “tom” que vai costurar a campanha do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).

Na convenção deste sábado, Collor chamou o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) de “incompetente, não faz nada por Alagoas”. Depois, emendou que Vilela “espalha mentiras” e que a “enganação chegou ao fim”.

Collor disputa, com Vilela, a única vaga ao Senado em 2014- hoje com o ex-presidente da República. O que assusta Collor? Vilela tem a máquina do Estado sob seu comando; e o apoio da Cooperativa dos Usineiros. O “banco” da campanha- o deputado federal João Lyra (PSD)- tem situação conhecida por todos: três usinas suas, no Estado, além do Sistema Jornal de Comunicação, com os salários atrasados.

Nem o ex-governador nem o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, usaram cores discursivas tão fortes no palanque. Preferiram outros caminhos- apesar de ambos saberem que Vilela tem popularidade bem abaixo do que quer o Palácio República dos Palmares deseja- um prato que poderia ser lambuzado no lançamento do ex-governador.

Mas, Lessa e Renan preferiram guardar a saraivada de balas. Apostaram em Collor- o trator cujo alvo, como todos sabem, é o governador.

.