Com Collor e Renan, Lessa tente replay do chapão

 

Com um palanque reunindo inimigos históricos, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) foi lançado à Prefeitura de Maceió, ao lado dos senadores Renan Calheiros (PMDB), Fernando Collor (PTB), o ex-deputado federal Augusto Farias- irmão do ex-tesoureiro de Collor, Paulo César Farias- além do PT e PC do B.

Há exatos vinte anos, enquanto Collor sofria o processo de impeachment, Lessa disputava e ganhava a Prefeitura de Maceió, ao lado do PT- e enfrentando, nas urnas, nomes indicados pelo ex-presidente da República.

Vinte anos depois, no palanque, Collor, Renan e Lessa estavam juntos e citavam o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff como aliados e diziam que aquele era o palanque do Palácio do Planalto em Alagoas.

– A vida é isso aí. O maior adversário é o projeto do lado de lá. Todo mundo amadurece um pouco, disse Lessa. O “lado de lá”-referido pelo ex-governador- são as candidaturas apoiadas pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), em Maceió.

– Se eles [Lula e Dilma] puderem vir a Alagoas eu adoraria. Como o Lula não veio na campanha anterior, eu ficaria muito feliz com a presença dele. Agora, se não puder a gente toca o barco, disse o agora candidato a prefeito de Maceió.

Os três caciques não são inimigos desde 2010, quando Lessa foi lançado ao Governo de Alagoas com apoio de Collor- no 2º turno- e Renan Calheiros. O trio foi derrotado pelo governador Teotonio, que disputava a reeleição.

Em 2012, eles repetem a união. E, nos discursos, candidatos a vereador avisavam: o objetivo era pavimentar a chegada do grupo ao Palácio República dos Palmares, a sede do Governo de Alagoas, em 2014.

Todos os candidatos a prefeito de Maceió deixaram para este sábado as convenções que definiriam os nomes à disputa pela chefia do Executivo da capital.

Para enfrentar Lessa, Collor e Renan, o governador Teotonio lançou três candidatos: o deputado federal Rui Palmeira (PSDB); o estadual Jeferson Morais (DEM); e Nadja Baía, do PPS.

Com o discurso “Davi versus Golias”, referência ao texto bíblico do homem que derrubou o gigante com uma pedra, o PSOL lançou o professor Alexandre Fleming, tendo como vice a psicóloga Sandra Gomes (PSTU). O partido referendou ainda a candidatura da vereadora Heloísa Helena (PSOL) à reeleição pela Câmara de Vereadores em Maceió.

.