Imagem de mulher nua durante curso gera indignação em Maceió

Durante uma aula sobre Emergências Clínico-Cirúrgicas em Maceió, no último sábado (5/8), um professor e cirurgião utilizou a imagem de uma mulher nua e em posição sexual para ilustrar os “cuidados de uma boa cicatrização”.

Essa imagem, que foi considerada completamente ofensiva e desprovida de contexto, chocou alguns alunos levando-os a denunciar o conteúdo nas redes sociais. Tanto alunos quanto profissionais da área têm relatado que esse tipo de comportamento é recorrente e já foi denunciado várias vezes, sem que haja quaisquer consequências para o cirurgião.

Ele dizem ainda que uma simples nota de desculpas não é suficiente, e argumentam que é necessário que o curso se retrate de forma adequada, pois essa postura alimenta um ambiente machista e conivente com a opressão e o machismo.

Nas redes sociais, a reação foi de repúdio ao incidente, mas houve também alguns usuários que minimizaram a situação. O Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) anunciou que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências diante dessa situação.

A instituição, por meio do coordenador do curso de emergência da Casa da Palavra, Ricardo Nogueira, emitiu uma nota de desculpas nas redes sociais, enfatizando que não endossa esse tipo de comportamento.

Confira nota: 

“A organização do XXXVII Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas vem a público manifestar nosso mais sincero pedido de desculpas a todos os participantes pela infelicidade da veiculação de imagens inapropriadas durante uma de nossas aulas no último sábado. Somos comprometidos em buscar os mais experientes profissionais para ministrar as aulas de nosso curso, visando o melhor para a formação dos médicos alagoanos. Estamos comprometidos em não repetir o ocorrido e externamos, também, nosso pedido de desculpa a toda a comunidade”.

 

.