Dicas de iniciativas ligadas à sustentabilidade para outubro

Vanderlei Tenório

Atualmente, torna-se indispensável a criação e a implementação de alternativas que reduzam os impactos ambientais e ampliem a qualidade de vida do motorista e da sociedade em geral. 

Nesse sentido, hoje, temos algumas iniciativas ligadas à sustentabilidade para te indicar.

No início do mês, ​a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou a Verden ESG, uma plataforma voltada especificamente para o transportador rodoviário. O instrumento realiza o cálculo de emissões gratuitamente e permite a neutralização de gases de efeito estufa (GEE).

Vinculada ao Programa Despoluir, a calculadora ambiental do transporte é uma iniciativa do setor que, além de medir sem custos a emissão das frotas de cargas e de passageiros, indica a quantidade necessária de créditos de carbono a ser adquirida como forma de compensação.

Na prática, segundo o Despoluir, o transportador terá ao seu alcance uma maneira de mensurar os gases de efeito estufa emitidos por sua frota. Poderá inserir na plataforma informações sobre número, tipo e ano de cada veículo que a empresa possui, além do combustível utilizado e a autonomia veicular. Esses dados permitem à Verden ESG indicar a quantidade de poluentes lançada no ar, conforme a quilometragem percorrida por cada veículo em um período determinado.

O programa destaca que, de posse dos resultados, o empresário do transporte tem a opção de escolher, por meio da calculadora, projetos de neutralização, com certificação da Organização das Nações Unidas. Dessa forma, é realizada a compensação ambiental de seus veículos.

Nesse sentido, o Despoluir acredita que além de tornar a frota mais sustentável, a Verden ESG pode democratizar o acesso das empresas de transporte a linhas de crédito verde com taxas de juros mais atrativas e facilitar as adequações às legislações ambientais do setor. Outra vantagem é oferecer maior competitividade em contratos com grandes empresas que priorizam políticas ESG.

 Na semana passada, uma nova versão do e-book de ‘Boas Práticas de Sustentabilidade’ foi apresentada durante o 8º Prêmio de Sustentabilidade. O material trouxe dados atualizados que foram contabilizados ao longo dos oito anos da premiação. 

De acordo com o SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), o e-book que apresenta as ações tomadas pelas empresas de transporte no decorrer das edições do prêmio, com sugestões que podem ser seguidas e compartilhadas. Já participaram da premiação 153 empresas com mais de 254 projetos.

Nele há dicas para de economia de água, economia de energia, redução de emissão, geração de energia limpa, descarte correto de resíduos, reciclagem, redução de acidentes ações sociais entre outras. O material é gratuito e está disponível para download.

Por fim, vale ressaltar que, desde 2015, o SETCESP vem reconhecendo, incentivando e fomentando as boas práticas ligadas aos pilares ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança Corporativa) dentro do setor de transporte rodoviário de cargas.

.