Acusada de integrar esquema de compra de votos é nomeada para Assembleia Legislativa

Rume faz parte de uma lista de 28 pessoas denunciadas, em 2008, pelo Ministério Público Federal por fraude eleitoral

Acusada de integrar, em 2008, esquema de fraude de compra de votos no litoral norte de Alagoas, a ex-prefeita da Barra de Santo Antônio, Rume Farias foi nomeada secretária parlamentar na Assembleia Legislativa. O decreto está publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Estado.

Rume faz parte de uma lista de 28 pessoas denunciadas, em 2008, pelo Ministério Público Federal por fraude eleitoral. O mega-esquema teve a participação do marido dela, Rogério Farias, então prefeito de Porto de Pedras, e preso por agentes da Polícia Federal, em Maceió.

Por causa do esquema da família Farias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou novas eleições em Porto de Pedras- com vitória de Boi Lambão.

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, Rogério Farias, além do vereador Ozéias Lima, participaram de um esquema que envolveu desde o aliciamento de eleitores até fraude no cartório da cidade.

O vereador e o prefeito são acusados de formação de quadrilha e corrupção eleitoral; o juiz, de oito crimes federais, entre eles formação de quadrilha, violação de sigilo funcional, corrupção passiva, corrupção eleitoral, prisão indevida de delegado de partido e efetuação de inscrição fraudulenta de eleitor.

Os primeiros denunciados fazem parte de um grupo de pessoas, residentes em Maceió, que portavam documentos e títulos falsificados, além de panfletos e santinhos. Eles receberiam transporte, hospedagem, alimento e R$ 50 por cada voto fraudado.

O segundo grupo de denunciados, supostamente liderado pelo vereador e sua mulher, Maria Rosineide Peres Mendes Lima organizou o esquema para que pessoas votassem no lugar de outras.

A fraude teria funcionado graças a Erik Café Santos, Tiago Fonseca Soares (genro de Ozéias Lima) e Ozéias Mendes Lima Júnior (filho do parlamentar).

O terceiro grupo de denunciados tem os nomes de Rogério Farias, Rume Farias, Joselita Camila Farias (filha de Rogério), além do secretário de Finanças de Porto de Pedras, Cícero Maciel de Araújo, e do secretário de Transportes do mesmo município, Vanderlan de Oliveira Calado.

.