BLOG

Contra evasão escolar, Arapiraca substitui ‘lista de chamada’ por biometria facial

Maior taxa de evasão escolar em Alagoas, a cidade de Arapiraca substituiu a tradicional caderneta de chamada dos alunos na sala de aula pelo reconhecimento facial. O sistema começou a ser adotado em 2016, mas virou praxe em 5 escolas e um contrato assinado pela Prefeitura com uma empresa especializada neste sistema deve espalhar as máquinas por todas as instituições de ensino vinculadas ao poder público municipal.

O contrato assinado no dia 14 entre o prefeito Rogério Teófilo e a J.B.C.M Equipamentos e Sistemas LTDA, de Goiás, prevê R$ 2,7 milhões para a instalação das máquinas de frequência digital escolar. O sistema também dispara um aviso, por mensagem para celular aos pais, caso os alunos deixem de frequentar a escola no dia das aulas.

Segundo os dados mais recentes do INEP, Arapiraca registrou 18,2% de evasão escolar no ensino fundamental, em 2016. Alagoas é o segundo estado, no país, com maior taxa de evasão: 13%. O primeiro é o Pará, com 16%.

Delmiro Gouveia e Marechal Deodoro implantaram o reconhecimento facial dos alunos, que serve de parâmetro para o Bolsa Família (a frequência escolar é uma das condições para os integrantes do programa federal), a merenda (evita o desperdício de comida “uma vez que só será feito a quantidade exata para os alunos presentes naquele dia”, diz a Prefeitura de Arapiraca, em nota encaminhada ao blog).

“A implementação do ponto facial nas escolas irá contribuir diretamente no rendimentos dos alunos nas salas de aula, pois irá acompanhar se eles irão ou não para as instituições de ensino, informando ao pai/responsável via SMS se a criança foi ou não, controle acadêmico, a exemplo das notas e desempenho, controle da evasão escolar, produção da merenda, uma vez que só será feito a quantidade exata para os alunos presentes naquele dia, evitando o desperdício de comida, e na folha de presença do quadro de funcionários”, disse a Prefeitura.

Hoje, 5 escolas da cidade têm a frequência digital: Domingos Lopes, Jayme de Altavilla, Professor Benildo de Medeiros, Crispiniano Ferreira de Brito e Djalma Matheus Santana.

SOBRE O AUTOR

..