Quatro pessoas são consideradas suspeitas, pela polícia, de terem roubado fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann em março e terem chantageado, com pedido de R$ 10 mil, para a não divulgação do material na internet. Um grupo especializado da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Rio usou programas de contra-espionagem para chegar aos suspeitos.
As informações são de agências.
Hackers do interior de Minas Gerais e São Paulo invadiram o e-mail da atriz e pegaram as imagens.
O roubo teria começado com um e-mail usado como isca (spam), que ao ser aberto liberou uma porta para a instalação de um programa que permitiu aos hackers entrar no computador da atriz.
Isso descarta a suspeita inicial sobre funcionários de uma loja de assistência técnica no Rio de Janeiro onde Dieckmann havia deixado o laptop para consertar, há dois meses.
O primeiro suspeito encontrado foi Diego Fernando Cruz, de 25 anos, que teria sido o primeiro a divulgar as fotos na internet. Um dos outros três suspeitos é menor de idade e teria sido o autor das chantagens, com o pedido de R$ 10 mil para que as fotos não fossem publicadas.
O principal suspeito de ter invadido o computador e furtado as fotos da atriz é Leonan Santos, de 20 anos. Loenan já é investigado em outra ação de hackers, que teriam desviado dinheiro de um banco pela internet, mas se disse inocente.
Pedro Henrique Mathias seria o dono do site que publicou as fotos. O quarto integrante não teve a identidade revelada pela polícia.
Os investigadores interceptaram uma troca de mensagens pela internet entre o grupo, em que Diego admite a divulgação das fotos: “Eu passei ‘pro’ cara na quinta (3 de maio) à noite. Ele pôs no site dele na sexta (7 de maio) de tarde. Na mesma hora estava em todos os jornais”.








