BLOG

Gestão Lima Júnior encaminhou números errados sobre homicídios em Alagoas

limajunior

Apuração do repórter Davi Soares, do Diário do Poder, mostra que a Secretaria de Segurança Pública encaminhou dados errados, propositalmente, sobre a quantidade de mortos por homicídios em Alagoas no ano de 2015.

Apesar de alertada do erro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que publicou na sexta-feira (28) os números dos homicídios no país, a gestão do coronel Lima Júnior manteve os dados equivocados sobre os homicídios.

O assunto havia sido abordado pelo blog na sexta.

A SSP não respondeu ao blog. Nem ao Diário do Poder.

Veja trecho da matéria do Diário do Poder:

O Diário do Poder pediu ao Fórum Brasileiro de Segurança uma explicação para a divergência. E a resposta da diretora executiva do Fórum, Samira Bueno, foi de que os dados de fato não batem e os pesquisadores já desconfiavam, pois as informações também divergiam de matéria divulgada na imprensa meses antes. A dirigente do Fórum enviou ofício em que reforça o pedido pelas informações e a resposta oficial da SSP, em agosto.

E ainda atentou para o fato de que, desde que começaram a produção do Anuário a SSP só divulga os dados de 2016 em seu site, o que os impedia comparações com o dado oficial divulgado pelo Estado de Alagoas.

“Quando solicitamos os dados ao Estado, eles nos enviaram uma estatística bem menor do que tinha sido divulgado, e nós ligamos na SSP mais de uma vez para questionar isso, já que as matérias publicadas eram bem anteriores ao ofício que nos foi encaminhado. Mas o fato é que, apesar dos nossos questionamentos, a SSP manteve a posição de que os dados informados estavam corretos. E temos aqui toda a documentação, inclusive com a assinatura do Secretário da Segurança Pública. Então para todos os efeitos, o que temos como posicionamento oficial do Estado são os dados que publicamos”, respondeu Samira Bueno.

Diante dos boletins das estatísticas oficiais encaminhados pelo Diário do Poder, o Fórum informou que deverá mais uma vez questionar o Estado pelos dados divulgados.

Veja o documento encaminhado por e-mail pela SSP para o Fórum Nacional de Segurança Pública:

SOBRE O AUTOR

..