2.500 ciclistas passam pela Via Expressa, diz associação

loira_bicicleta

A Ciclomobilidade – Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió divulgou nessa segunda-feira (13) o resultado da segunda contagem de bicicletas feita da cidade, dessa vez na Avenida Menino Marcelo (antiga Via Expressa). A contagem mostrou que mais de 2.500 ciclistas passam diariamente pela via, mesmo sem infraestrutura e segurança adequadas.

A contagem foi feita por 14 voluntários no dia 8 de junho de 2016, seguindo a metodologia desenvolvida pela Associação Transporte Ativo, reconhecida ONG brasileira. O relatório divulgado pela associação também traz outros dados importantes, como o uso da bicicleta como meio de transporte entre as mulheres: apenas 2% das bicicletas contabilizadas eram conduzidas por pessoas do sexo feminino.

“Esse é um reflexo da falta de segurança no trânsito de Maceió, que afasta as mulheres da bicicleta. Mesmo sem infraestrutura e sem segurança, temos mais de 2.500 ciclistas por dia na via. Agora imagine se esse transporte fosse incentivado pelo poder público: quantos carros a menos teríamos nas ruas de Maceió? Mais uma vez, cobramos da prefeitura e da Câmara de Vereadores ações voltadas para a mobilidade que garantam a segurança dos ciclistas”, explica Juliana Agra, membro da Ciclomobilidade.

Em fevereiro desse ano, a associação divulgou os resultados da primeira contagem feita na Avenida Fernandes, onde mais de 1.100 ciclistas transitam todos os dias. Em 2016, a Ciclomobilidade colocará o tema em debate para os candidatos à prefeito e vereador, cobrando a assinatura de uma carta de compromissos a serem cumpridos caso sejam eleitos.

As contagens buscam reunir dados consistentes e atualizados sobre a real utilização da bicicleta na capital alagoana, para que possam ser cobrados dos agentes públicos os meios necessários para os ciclistas se movimentarem com segurança na cidade. O relatório completo está disponível para consulta no site ciclomobilidade.org .

Fonte: Assessoria

.