Manifestações podem mudar decisões sobre impeachment, dizem cientistas políticas

 

Agência Brasil

As manifestações ocorridas na última semana em diversas cidades do país, contrárias ao processo de impeachment, poderão mudar a percepção de que havia uma opinião predominante no país, favorável ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff, e até influenciar na decisão dos parlamentares sobre a questão. A avaliação é da professora Helcimara Teles, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Os movimentos estão reenquadrando a percepção que era vista como hegemônica, de que toda a opinião pública era favorável ao impeachment. Existem várias opiniões no Brasil favoráveis ao impeachment, mas existem outras também que tratam o impeachment como um golpe”, explica.

Segundo a professora Helcimara, as manifestações contrárias ao impeachment podem também influenciar nas decisões dos parlamentares em relação ao processo que está em curso no Congresso Nacional. “Uma parte significativa dos políticos brasileiros se pauta muito pela opinião pública, não se baseia em um programa, é muito flexível aos humores da opinião pública. Como se nota o crescimento desses grupos contra o golpe, uma parte da classe política pode recuar um pouco em relação a votar pelo impeachment.”

A professora de ciência política da Universidade de Brasília (UnB) Flávia Biroli também acredita que os movimentos contra o impeachment podem ter um efeito na construção de um novo clima de opinião pública e também no cenário político. “Quando diferentes movimentos sociais vão para a rua dizendo que isso é um golpe, isso pode ter um efeito para os parlamentares e também pode ter um efeito indireto, incidindo sobre a opinião pública e mudando o clima político. Por mais que a grande mídia tenha trabalhando para construir um significado único para essa situação, ela não tem um significado único.”

Meios de comunicação

Para a professora Flávia, os meios de comunicação atuam na retratação dos movimentos sociais favoráveis e contrários ao impeachment. “Quando existem as manifestações conta o governo, elas são apresentadas como manifestações das pessoas, dos brasileiros, embora a gente veja lá entidades como a Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo]. Quando são manifestações contra o impeachment, a posição é outra, é como se fosse o PT, e isso não é verdade, o que a gente tem é um conjunto de movimentos sociais, de segmentos de esquerda preocupados com a nossa democracia.”

Helcimara Teles também avalia que há um problema de enquadramento da mídia sobre as manifestações. Segundo ela, as manifestações contrárias ao impeachment são formadas não apenas por integrantes de partidos políticos, mas por pessoas de todos os segmentos da sociedade. “A sociedade que estava apática quebrou a espiral do silêncio. Existe uma massa grande de pessoas de todos os segmentos, de todas as classes que estão retomando uma luta pela democracia inclusive de forma autônoma e desvinculada de partidos políticos.”

3 respostas

  1. NÃO, “NÃO VAI TER GOLPE”, VAI TER PROCESO DE IMPEDIMENTO. ALIÁS, JÁ O HÁ, E ESTÁ EM VIAS DE PROSSEGUIMENTO!
    Joilson Gouveia*
    A Gazetaweb.com editou longa matéria sobre o seguinte fato, a saber: “Presidente recebeu apoio de dezenas de juristas contrários ao impeachment”, na qual destaca que: em discurso lido, clara, explícita e obviamente redigido por assessores, claro: eLLa, que se diz “presidentA”, esbravejou, vociferou, bradou o bordão, refrão e jargão dos comunapetralhistas: “Não vai ter golpe”!; O que é inverossímil, induvidoso, concreto e real, convenhamos, pois que, de fato, não vai haver nenhum golpe, porquanto o que está em tramitação legítimo the due processo of law – o devido processo legal, constitucional jurídico, político e ético processo ou remédio de IMPEDIMENTO, ora iniciado e em tramitação, após inanes, inermes e inóxias tentativas esdrúxulas, espúrias e anômalas de sobrestamento ou nulidade do referido junto ao STF – a Alta Corte é cúmplice de golpes? Lógico, óbvio e claro que não! Ainda que digam que é “altamente acovardada”!
    Prova maior, plausível e bastante que determinou seu retorno à competente Casa Legislativa, para prosseguimento, empós aprovação dos pressupostos de admissibilidade, o qual será processado e julgado, no Senado. Dizer que há golpe demonstra ignorância, desespero e amplo desconhecimento das regras, normas e preceitos jurídicos-constitucionais e legais do país, mormente sobre o tema IMPEACHMENT, que hoje é alcunhado de golpe, mas antes nunca fora, desde Sarney até FHC, o que mais intentaram foi IMPEACHMENT. Vide, pois, aqui o que já dissemos, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/03/nao-vai-ter-golpe-ou-fracassado.html e depois estes, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/03/o-nero-de-araques-nao-passa-de-uma.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/03/o-script-escarlate-de-enredo-loquaz.html
    O tal evento de “apoio” a eLLa em nada muda, altera ou impede o rito do processo em curso e em prosseguimento, rito este acatado, orientado e julgado pelo próprio STF!
    Ora, o “apoio de dezenas de profissionais do meio jurídico, inclusive de Juristas, advogados, promotores, magistrados e defensores públicos”, no “Encontro com Juristas em Defesa da Legalidade”, para mim é puro factoide ou espetacularização, haja vista que nenhum dos presentes ao evento escarlate votará prol ou contra, no Processo de Impedimento. Por que essa dezena de “doutos juristas” não encampa sua defesa, no processo, e impede o “golpe”? Outorgue-lhes a devida procuração ad judicia et extra judicia!
    Agora, como se nos antolha e transparece, por óbvio, a espetacularização midiática desse “evento foi organizado para demonstrar contrariedade a ações recentes do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, como a divulgação de áudio de conversa telefônica entre Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.(Sic.) – A bem da verdade, o investigado, quando ainda presidia ao nosso espoliado, aviltado e depenado ou achacado Brasil, se disse a favor da Liberdade de Expressão, naquela bombástica revelação editada no Wikileaks, que tornou seu divulgador num persona no grata aos EUA e, portanto, fugitivo e asilado noutros países, disse eLLe, à época: “a culpa é de quem escreveu bobagens e não de quem divulgou essas bobagens”; lembram?
    Ademais, em que país sério do mundo, um presidente dá couto, guarida, valhacouto ou liga para “suspeitos de crimes investigados judicias e policiais”, inclusive concedendo eventual salvo-conduto ou carta de alforria ministerial no “papel” enviado, para ser assinado e ser usado no caso de necessidade? – Se o papel fora assinado antes, o que eLLe assinou na solenidade de posse? Por que o “papel mostrado por eLLa” não continha o Brasão da República? Só mesmo aqui, né? Há, pois, evidente, óbvio e claro o premente, iminente e eventual justo receio que seja processada, também, por obstrução ou tentativa de obstruir a Justiça. Ou não?
    Disse mais: “Não importa se a arma do golpe é um fuzil, uma vingança ou a vontade política de alguns de chegar mais rápido ao poder. Esse tipo de sinônimo, esse tipo de uso inadequado de palavras é o mesmo que usavam contra nós na época da ditadura para dizer que não existia preso político no Brasil quando a gente vivia dentro das cadeias espalhadas pelo país”, eis outra inverdade, nessa época os ditos presos eram terroristas, subversivos, sequestradores, assassinos e ladrões, que haviam intentado impor a Ditadura do Proletariado, fato confessado por ex-cumpanheiros ou camaradas de então, o que é público e notório, jamais lutou por nenhuma democracia. A mitomania é práxis dos comunapetralhistas!
    Enfim, restam-lhe poucas sessões, para sua defesa e contradita ao imputado no bojo do Processo de Impedimento, inclusive até rejeitaram colacionar e anexar ou apensar ao bojo do processo as explosivas “colaborações premiadas” de seu ex-líder petista, Delcídio Amaral, o que se espera que o Senado as receba e as faça apensar, bem como também as desgravações de Aloísio Mercadante, que sequer teve prisão decretada como o fora ex-líder petralhista, para que haja um julgamento equânime, justo, impassível e imparcial; claro!
    Abr
    *JG

  2. “NÃO VAI TER GOLPE” OU FRACASSADO MORTADELA DAY
    Joilson Gouveia*
    Há mais de dez anos fomos alertados, por nossa intrépida, inteligente, coerente, audaciosa, destemida mulher sertaneja, guerreira de fibra Heloísa Helena, enquanto senadora por Alagoas, sobre a organização criminosa chefiada, conduzida e mantida pelo impoluto Sir LILS – Luís LI, o brevíssimo, miss colômbia ou o ioiô, travestida, dissimulada e escamoteada num partido que se dizia ser dos trabalhadores e de paladinos virtuosos defensores dos brasileiros pobres e das minorias desvalidas; lembram?
    Os fatos recentes editados nos principais veículos de informação e comunicação e mídia em geral, nacional e mundial, atestam, comprovam e corroboram ao seu dito alerta, antes de expurgada dessa quadrilha, claro! E, por sorte, não teve os mesmos destinos inexplicáveis fatídicos de Celso Daniel e Toninho do PT e de outros ligados aos casos, graças aos céus! Parabéns! Vivas! Longa vida e vida longa para essa honrada sertaneja caetés!
    Já dissemos, editamos e reiteramos em nosso Blog: “não é decente, honesto, honrado ou normal, virtuoso e aceitável que o cidadão de BEM ainda os defenda, ainda que seja por ideologias ou por suas convicções partidárias “progressistas”, mormente quando o nosso Erário, Tesouro e Riquezas Nacionais vêm sendo desviado, espoliado, achacado, doado e até “perdoado” aos inadimplentes de bandeiras comuna-socialistas, seja mediante ardis, engodos e artimanhas urdidos em ditos programas sociais como “Mais Médicos”, por exemplo, onde seus escravos apenas auferem um terço do que fazem jus enquanto dois terços são destinados ao tiranetes de suas origens e nacionalidades, ou enchendo o caixa-dois dessa dita “organização criminosa escarlate” ou mediante obras e investimentos nesses “países amigos”, construindo hospitais, portos, aeroportos, hidrelétricas, rodovias, estradas, viadutos, metrôs e etc., sem a anuência, aval, autorização e homologação ou ratificação do Parlamento Nacional, em detrimento de nossa combalida Nação – vide quadro abaixo.
    Induvidosamente, é mais que fato comprovado, verídico, incontestável e até admitido pelo próprio “asceta de prístinas virtudes”, o virtuoso e “mais onesto dessepaiz”, de que fomos vítimas do mais oprobrioso, escabroso, inescrupuloso e criminoso Estelionato Eleitoral que se pode imaginar – espera-se que o TSE cumpra com Dever-Poder o mais breve possível, bem como, também, o nosso Parlamento sobre inevitável, imprescindível e já tardio Processo de Impeachment, ou de impedimento, cassação e prisão, pelos crimes de responsabilidade de sua lavra, alçada e autoria.
    Eis que, após eclosão eruptiva catastrófica ou tsunami imensos “vazados seletivamente”, como aduzem os ditos escarlates, nas delações ou “colaborações premiadas” do ex-líder, no senado, Delcídio Amaral, que fora preso por mais de noventa dias, bem como das gravações de um ex-chefe da Casa Civil e ministro da “pátria educadora”, que deveria estar preso tanto quanto o fora o ex-líder comunapetralhista – até parece que a dita casa somente serve de valhacouto aos seus integrantes, para obstruir, impedir ou dificultar investigações e operações policiais e judiciais, como se viu de ver nos últimos dias, mas obstadas, impedidas e anulada pelo Judiciário. Afinal, que governo é esse que dá couto, guarida, protege, defende e até blinda investigados, indiciados ou processados envolvidos em diversos crimes? Onde a Legalidade, Transparência, Impessoalidade e Probidade Administrativas?
    Ademais, ainda assim, convocaram preferentemente pardos e pretos ao custo de R$ 30,00, com direito a transporte e marmitas ou kits de defesa da democracia, para dar volume, massa, presença e “aumentar” o número de escarlates defensores disso que aí está, que dizem que é governo. O que só humilha, degrada, denigre, deprecia, subjuga, submete e escraviza ou explora aos honrados nossos negros, pretos, pardos e seus “peão”, como eLLe trata aos militontos sindicalizados.
    O pior, mais grave, vergonhoso e até criminoso, sem conseguir encher a Paulista e os demais locais indicados e convocados por mais de sessenta centrais sindicais – ainda disseram haver mais de um milhão e meio de “brasileiros” de vermelho, enquanto a PM informou mais de 350 mil em todo o Brasil, num pífio “mortadela day”, o que nem se avizinha dos eis milhões e meio de pacíficos, pacatos, voluntários, espontâneos e patriotas apartidários presentes nas ruas no domingo, dia 13, nas mais de 350 cidades e municípios “dessepaiz” e outras 25 mundo afora.
    Usaram frotas de ônibus para transportar integrantes dos tais movimentos sociais, mormente os SEM-TERRA, que continuam sem ela, mesmo estando há mais de treze anos no “puder”; fizeram showmícios de seus “líderes” em palanques, no meio da Paulista havia um casal de negros e um outro ex-ministro, para ouvir bravatas bazófias e loquazes falácias mendazes ofensivas, agressivas e infensas aos ditos “coxinhas” e vociferarem bordões, jargões e graves ameaças acintosas à Justiça, Judiciário, ao intrépido MAGISTRADO SÉRGIO MORO, ao Ministério Público e aos Policias federais, mormente aos da Operação Lava-Jato, que está lavando a alma do brasileiros e das brasileiras decentes, honestos, honrados e de BEM, que querem ver o Brasil livre da peçonha letal, maligna e danosa de fugitivas jararacas desdentadas e, sobretudo, se livrar da “vaca de coqueluche”, como bem o disse o global Marcelo Madureira, a samaritana, generosa e caridosa PROTETORA de investigados, indiciados e processados, mas que nunca mexeu nos direitos trabalhistas. A MÁ”mãe” dos brasileiros!
    FORA, CORJA DE CANALHAS ESCARLATES!
    NÃO, VAI TER GOLPE!
    A JARARACA MEDROSA, ACUADA E DESDENTADA VAI FUGIR?
    Abr
    *JG
    P.S.: Até o prefeito do RJ sabe que o tríplex, o barco e o sítio de “pobre” são deLLe; menos eLLe. Parece que bebe; será? :O

  3. IMPEACHMENT, RENÚNCIA, CASSAÇÃO E PRISÃO SIM; ANISTIA É TRAIÇÃO!
    Joilson Gouveia*
    Há algo de podre no ar, e não é no reino da Dinamarca!
    A “criatura” tanto quanto seu “criador” sabem-se com os dias contados da “era das tragédias” nefastas, nefandas e funestas para o povo e seu país, mormente depois que “eLLa” resolveu prestar solidariedade ao seu grande mentor, que fora conduzido sob vara à presença do delegado de polícia federal – condução coercitiva de quem evitava, fugia e até usara de brilhantes advogados e de recursos perante o STF – que, inclusive, até arrotou que “somente iria algemado” (fazendo beicinho de menino amarelo amuado teimoso), que viu que eLLe não está acima da lei nem a ela é imune, sobretudo que o cerco está mais fechado que antes, bem por isso “negocia” “acordos”, “asilos” e “saídas” ou “jeitinhos brasileiros” para ambos em jantares e cafés com aqueles que se acham “detentores do poder”.
    Cogita-se uma “honrosa renúncia” casada a uma anistia ampla, geral e irrestrita aos envolvidos no PTrolão ou adoção de um híbrido sistema “parlamentarismo misto” ou semiparlamentarismo ou ex-presidencialismo deixando-os como chefes de governos ou de Estado enquanto o governo ficaria com o seu Vice… Não iremos aceitar! Cassação, já! É o faz-de-contas que tanto gostam, mormente o PMDB que sempre esteve aliado, unido e coligado com os “últimos” governantes nesses mais de dez lustros, que finge que não é responsável pelo desgoverno atual.
    O Poder é único, soberano, indivisível e individualmente de cada cidadão e de cada cidadã brasileiros que compõe o POVO desta Nação, que já se insurgiu, decidiu, exigiu e exige um basta: FORA, DILLMA! FORA, PT! FORA, CORRUPTOS E CORRUPTORES! IMPEACHMENT! CASSAÇÃO E PRISÃO DE TODOS ELLES, E JÁ! Ademais, urge o imprescindível confisco dos bens amealhados de forma espúria, ilícita e ilegal ou anômala ou fraudulenta!
    O Brasil é nosso (meu, seu, da gente e de todos) e de seu povo, não é de nenhum partido político que não o representa! Os partidos apenas defendem aos seus mais sórdidos, mesquinhos e comezinhos interesses pessoais, privados e privativos de mantença de seu Status quo e suas mordomias pouco estão se lixando para o sofrimento do povo brasileiro.
    Aliás, as Instituições, Órgãos e Poderes da Nação devem servir ao seu povo, que é o soberano detentor e fator real de Poder – roubam ao Erário causando milhares de mortes de brasileiros e de brasileiras e ainda são indultados, comutados ou perdoados por togados escarlates – Fora corja escarlate!
    O povo não esqueceu nem esquece que esses atuais políticos são os responsáveis diretos ou indiretos pela conjuntura atual que aflige a todos os brasileiros e brasileiras; chega de conchavos, conluios e acordos espúrios ou negociatas: IMPEACHMENT; CASSAÇÃO, PRISÃO e até NOVAS ELEIÇÕES, no máximo em até 180 dias, como manda nossa constituição!
    Domingo iremos às ruas dizer não a tudo isso que estão urdindo nos almoços, jantares e cafés de Brasília.
    Abr
    *JG

.