Tatuados para a morte: conheça a organização criminosa mais violenta do mundo

R7

A tatuagem é apenas um símbolo. Estampa na pele o desejo de matar que cada um dos membros da Mara Salvatrucha carrega em seu interior. Com base em El Salvador, a gangue é considerada a mais violenta do mundo, segundo vários especialistas em criminalidade.

Conforme relata o site Calle2, o grupo já matou mais de 6 mil pessoas e tem entre 70 mil e 100 mil integrantes, espalhados por El Salvador, México, Guatemala, Honduras, Canadá, Estados Unidos e até em território europeu, chegando à Espanha

A cruel organização também é conhecida como M-13 e surgiu de uma atmosfera de ódio que reinava entre membros da comunidade mexicana em Los Angeles (Estados Unidos), no início dos anos 80. Para se defender, alguns imigrantes salvadorenhos criaram uma máfia própria.

Os anos se passaram e o grupo criminoso se desenvolveu, dominando o tráfico nas ruas de San Salvador, a capital salvadorenha, e ajudando na rota das drogas vinda dos carteis sul-americanos rumo ao Norte do continente.

Os membros costumam fazer tatuagens pelo corpo inteiro, num misto de demonstração de revolta e tentativa de intimidação. Ultimamente, porém, a prática tem diminuído para que os criminosos não sejam identificados com facilidade.

Em prisão em El Salvador, construída para 800 prisioneiros, até os guardas temem entrar. O local, em agosto de 2015, chegou a abrigar 2.500 presos, que gerem as suas próprias “sociedades”, com comércio de alimentos e medicamentos, segundo o Daily Mail.

Em agosto, El Salvador teve o maior número de assassinatos desde a sua sangrenta guerra civil que durou 12 anos e terminou em 1992. Falta de provas, lentidão da Justiça e intimidação de testemunhas fazem com que apenas 10% dos crimes da organização sejam esclarecidos.

Há fortes indícios de que organizações de combate ao crime tenham envolvimento com a Mara Salvatrucha, facilitando, em troca de dinheiro e drogas, várias ações do grupo clandestino.

Na Guatemala, algumas operações policiais conseguiram desmantelar parte do grupo e levar muitos de seus membros à prisão. A Cidade da Guatemala, capital do país, é a 26ª cidade mais perigosa do mundo. Uma pessoa é assassinada a cada 90 minutos (tempo de uma partida de futebol).

De acordo com estatísticas mais recentes, em 2012 El Salvador ultrapassou Honduras, que tinha 90,4 homicídios por 100.000 habitantes, como o país com maior taxa de homicídios do mundo.

 

 

.