70 estudantes são envenenadas no Afeganistão

Pelo menos 70 estudantes desmaiaram nesta quarta-feira por uma aparente intoxicação em Cabul, no Afeganistão. Oincidente ocorreu na escola para mulheres Razia, de acordo com o porta-voz do Ministério da Educação, Amanullah Ayman. Ele disse que uma série de fatores estão sendo investigados, inclusive o uso de fertilizantes em fazendas nas proximidades.

As meninas, com idades entre 12 e 18 anos, faziam fila na porta da escola para entrar em suas respectivas salas de aula quando de repente começaram a sentir tontura.

– Mais de 70 meninas foram envenenadas. Estamos investigando. Não ficou claro por que perderam a consciência – disse Ayman.

Segundo a imprensa afegã, as meninas teriam supostamente respirado um produto químico que foi borrifado na área com um spray. O porta-voz informou que elas estão bem e que algumas já receberam alta.

Casos de intoxicação em escolas para meninas no Afeganistão são bastante comuns e são normalmente cercadas por mistérios. Em julho do ano passado, cerca de cem estudantes ficaram inconscientes em um incidente fora de Cabul.

Muitos analistas culpam o Talibã pelos envenenamentos, mas porta-vozes dos rebeldes negam qualquer tipo de envolvimento nos episódios. Os insurgentes se opõem à educação das meninas e adolescentes, que foi proibido durante o regime fundamentalista islâmico no país (1996-2001).

Desde a queda do Talibã, a comunidade internacional tem colocado grande ênfase na promoção da educação das meninas no país.

As informações são do O Globo

 

.