62,6 mil afetados pelas chuvas no Paraná

Ainda chove fraco em parte das regiões norte e noroeste do Paraná, mas a previsão do Simepar indica uma melhora do tempo a partir desta sexta-feira, com o céu com poucas nuvens durante a tarde nas duas regiões

62,6 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Paraná, segundo a Coordenadoria da Defesa Civil. As fortes chuvas caíram entre domingo e quarta-feira, principalmente nas regiões norte e noroeste.

Os 23 municípios atingidos somam 1.065 desalojados. Outras 531 pessoas foram recolhidas a abrigos neste período. As cidades de Jacarezinho, Jataizinho e Bandeirantes foram as que mais registraram desabrigados e desalojados.

A Defesa Civil registrou que 110 residências foram danificadas e outras 10 ficaram destruídas por causa das chuvas. A Polícia Rodoviária Estadual detectou ontem bloqueios em trechos de estradas nas regiões norte e noroeste do Paraná depois da queda de barreiras e alagamentos. Até o momento, o município de Londrina foi o único a decretar situação de emergência, após uma grande quantidade de alagamentos e interdições de parques. Entretanto, a cidade, que teve 50 mil pessoas afetadas pela chuva, não registrou desalojados ou desabrigados.

Paralelamente, outros cinco municípios estão em situação de emergência, mas em virtude das fortes precipitações que atingiram o Paraná entre 3 e 12 de junho. São eles: Manoel Ribas, Iretama, Nova Tebas, Pitanga e União da Vitória, que registrou prejuízos após a elevação do nível do rio Iguaçu. No total, neste período, 28 cidades foram afetadas pelas chuvas.

Junho foi um mês de recordes de precipitação para muitas cidades paranaenses, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, que acompanha o tempo no Estado. Em Londrina, não chovia tanto desde 1982. Foram 195 mm somente na terça-feira. No noroeste do Paraná, as cidades de Paranavaí (178 mm) e Maringá (185 mm) tiveram a maior precipitação em um único dia desde 1976 e 1982, respectivamente.

Ainda chove fraco em parte das regiões norte e noroeste do Paraná, mas a previsão do Simepar indica uma melhora do tempo a partir desta sexta-feira, com o céu com poucas nuvens durante a tarde nas duas regiões. Em Curitiba, a previsão para amanhã é de nebulosidade variável, com temperaturas entre 11°C e 1°C. A temperatura deve cair no sábado, com os termômetros marcando entre 6°C e 18°C.

As informações são do Terra.

.