50 anos de “Imagine” será comemorado com filme, evento e reedição

Vanderlei Tenório

Há 50 anos, em 9 de setembro de 1971, John Lennon lançava um álbum que marcaria para sempre a história da música: “Imagine”. Em carreira solo, e não mais como um dos Beatles, o músico compôs a canção-título, que se tornaria uma espécie de “hino da paz”, convidando os ouvintes a imaginar um mundo utópico, além de outras nove faixas. “Imagine” atravessou o tempo e parece mais atual do que nunca’’, frisa o crítico musical Paulo Henrique Silva.

“É atemporal, carregando uma letra que nunca fica velha. Se, na década de 70 Lennon já pedia por paz, hoje vivemos uma situação muito pior. Não tem tantos conflitos como naquela época, que estava no auge da Guerra do Vietnã, mas há outras coisas tão terríveis acontecendo ao redor do mundo”, registra o crítico musical Rodrigo James.

50 anos de Imagine no Curta!:

Pouca gente sabe, mas junto com o disco, John e sua esposa, Yoko Ono, dirigiram e estrelaram um longa de 70 minutos, que mostrava o cotidiano do casal na época e tinha, como trilha sonora, as canções do disco. “John Lennon: Imagine — O Filme”, disponível no Curta!On — streaming do canal Curta! no NOW/NET e em CurtaOn.com.br —, não tem narração ou enredo, apenas imagens de John e Yoko, como uma espécie de videoclipe de todo o disco.

À imprensa, o Curta!On destacou algumas cenas do longa-metragem, como o momento em que John Lennon toca “Imagine” ao piano enquanto veste um uniforme militar, o qual ilustra “I Don’t Wanna Be a Soldier”.

Em meio à icônica “How Do You Sleep?” — música feita para provocar o ex-colega de banda Paul McCartney, John Lennon e Yoko Ono protagonizam uma partida de sinuca. Ainda, o casal vive um momento embalado por “Jealous Guy” enquanto passeiam de barco em um lago.

O Curta!On relembra que John Lennon: Imagine — O Filme conta com participações especiais: o guitarrista e ex-companheiro de Beatles, George Harrison, e do ator e dançarino, Fred Astaire.

Evento global e lançamento de reedição especial:

De acordo com o Blitz Expresso, o 50º aniversário de ‘Imagine’, de John Lennon e Yoko Ono, irá ser celebrado com um evento especial global. O Blitz Expresso apurou que o evento conta com a organização de Yoko Ono, em parceria com o filho de ambos, Sean Lennon, e a Universal. Anote na agenda, o início do evento está marcado para amanhã 9 de setembro (data de lançamento do disco original).

“Éramos ambos artistas a viver juntos, pelo que nos inspiramos um ao outro”, afirmou a viúva de Lennon. “‘Imagine’ abarca tudo aquilo em que acreditávamos, à altura”.

O Blitz Expresso destaca que no dia 10 de setembro, será editada uma edição especial de colecionador de ‘Imagine’, em formato duplo LP. Esta edição conterá não só o disco original como várias gravações alternativas, e ainda a maqueta original de ‘Imagine’

* Com informações do Curta!On e Blitz Expresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *