Ícone do site Repórter Nordeste

24% dizem que ônibus é o pior meio de transporte no Brasil

reporternordeste.com.br/Com agências

Vinte e quatro porcento dos brasileiros dizem que o pior meio de transporte no Brasil é o ônibus. 61% dos brasileiros usam os coletivos mas somente 42% dos entrevistados dizem utilizar o ônibus como o principal meio de comunicação.

Esse é o quadro da pesquisa realizada pelo Ibope, em março, com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), entre 20 e 23 de março, ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento sobre locomoção urbana afirma que 68% das pessoas utilizam mais de um tipo de transporte para ir de casa aos locais onde trabalham ou estudam.

24% da população urbana brasileira demora mais de uma hora para se locomover de casa para o trabalho ou para a escola. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes esse percentual sobe para 32%.

Entre todas as formas de transporte, os entrevistados apontaram o ônibus como o meio mais utilizado – ele é a condução principal de 34% da população. Na sequência vem a caminhada, principal meio de locomoção de 24% da população, seguida do carro da família, principal transporte de 16% dos entrevistados.

Quanto ao sistema de transporte público de sua cidade, 39% dos entrevistados o consideram “ótimo” ou “bom”, enquanto 28% o avaliam como “ruim” ou péssimo”.

A maioria dos brasileiros, diz a pesquisa, gasta até meia-hora por dia na locomoção. Outros 27% gastam de meia a uma hora e 24% levam mais de uma hora. Para 37% da população, o tempo gasto é o principal fator ao se escolher o meio de transporte.

Quanto maior o nível de renda, maiores as escolhas. Entre os entrevistados com renda familiar superior a 10 salários mínimos, 63% utilizam o carro da família como meio principal e 22% usam o transporte coletivo.

Entre os com renda entre 1 e 2 salários mínimos, 46% utilizam o transporte coletivo como principal meio, enquanto apenas 7% utilizam o carro da família.

Mais de 50% da população tem medo de sofrer um acidente ou ser assaltado no transporte de casa para seu local de trabalho ou estudo.

Sair da versão mobile