2014: ano de Copa e do e-social

 Por Régis Lima

São Paulo – Fevereiro de 2014 – Seguindo o ano da Copa do Mundo, vamos aproveitar a oportunidade e pegar uma carona e ser campeão na entrega do e-Social.

Para esta nova obrigação o envio dos eventos das empresas relacionados aos seus colaboradores por meio de um canal digital único que geram direitos e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, novos prazos foram definidos pelo o Governo, sendo estes prazos para as empresas tributadas no lucro real, as informações relacionadas aos eventos iniciais e eventos de tabelas para Abril/2014, para os eventos não periódicos até Julho/2014 e os eventos periódicos e/ou mensais a partir de Julho/2014.

Para o Brasil 2014 vai ser o ano de muitas conquistas, e sua empresa não pode ficar de fora, fique em dia com estas novas entregas do e-Social. E nesta nova exigência será necessário o envio de um grande conteúdo de informações de seus colaboradores e prestadores de serviços envolvendo diversas áreas específicas das empresas como: recursos humanos, folha, fiscal, jurídico e medicina do trabalho.

E neste processo que muitas empresas provedoras de soluções vem apoiar a qualificar estas informações das empresas, antes do envio para o portal e-Social.

O cenário atual das organizações, demandam a necessidade de mapeamento de processos e informações nas áreas específicas envolvidas, faz se necessário o apoio com um projeto de mapeamento e implementação de uma solução capacitada para atender as demandas exigidas.

O serviço de mapeamento independe da aquisição de uma solução para o atendimento dessa obrigação, mas caso não tenha uma solução conheça a nossa.

Objetivos do Projeto de Mapeamento e-Social

– Conscientizar da alta gestão da empresa e todas as áreas envolvidas pelo o envio das informações necessárias;

– Sugerir o saneamento de dados cadastrais com reciclagem contínua;

– Mapear o cenário das empresas associadas aos pré-requisitos exigidos oficialmente pela a obrigação;

– Identificar a qualidade das informações, pontos de riscos e sugestões de ajustes no processo.

– Orientar os ajustes de processos e disseminar o conhecimento;

– Orientar o desenvolvimento e validação de integração com distintos sistemas necessários;

Benefícios do Mapeamento:

– Análise e planejamento corporativo do projeto de forma preventiva;

– Identificação dos riscos antes do envio, evitando passíveis multas;

– Redução de custos desnecessários e impactos na fase de implementação por eventuais ajustes de processos;

– Evitar autuações e multas com os cruzamentos de arquivos e informações.

Projeto Solução e- Social: 

Uma solução Thomson Reuters, com alta qualidade em atender as demandas do e- Social, a partir do conteúdo legal previdenciário, contencioso trabalhista e integração com distintas soluções de recursos humanos, folha de pagamento e medicina do trabalho. Sendo possível consistir previamente as informações para a geração e envio dos arquivos para o portal e-Social.

Características da Solução:

– Integração com as soluções das companhias e compactação dos dados;

– Informações criptografadas para garantia da segurança da informação;

– Parametrização das informações dos distintos sistemas;

– Controle no envio e recebimento das informações;

– Armazenamento das informações e suporte à fiscalização;

– Painel de controle de arquivos enviados nas distintas áreas e locais da empresa;

– Acesso ao conteúdo legal e integração com o jurídico.

*Régis Lima é diretor comercial da Lumen IT, companhia de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais.

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