BLOG

1ª escola integral da era Renan Filho tem evasão zero de alunos

escola

A primeira escola estadual em tempo integral, a Marcos Antônio, teve índice zero de evasão escolar, segundo adiantou o governador Renan Filho.

É uma ótima notícia que impulsiona outra: o Governo está nos últimos preparativos para inaugurar outra escola, também integral, em Arapiraca.

Boas notícias pedem reflexões.

Escolas em tempo integral são comprovadamente instrumentos de incentivo para os jovens ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento de atividades lúdicas, esportivas.

É mais que ampliar a jornada escolar: é diversificar o ambiente do conhecimento, buscar uma meta ousada- o desenvolvimento completo de quem é o futuro cidadão.

Das dez escolas com melhores resultados nas avaliações do Ministério da Educação em Alagoas, oito são particulares.

E a ampliação do tempo, do espaço, das oportunidades educativas, a reorganização dos conteúdos são algumas explicações deste sucesso.

Se este modelo fosse transportado e adotado com suas ressalvas nas nossas escolas públicas, o índice de evasão- como aconteceu na escola Marcos Antônio- também cairia.

Evadir significa sair por algum motivo.

Alunos deixam a escola pública porque tem de trabalhar, formam família mais cedo ou têm dificuldade de adaptação com os currículos da sala de aula.

Daí estes mesmos alunos retornam um dia a EJA- Educação de Jovens e Adultos- em busca de um diploma do primeiro ou segundo graus.

É uma possibilidade mínima de sucesso a um sistema cada vez mais exigente no quesito escolaridade.

E somos líderes nacionais em analfabetismo e evasão escolar.

Que venham novas escolas integrais. Com estrutura e salários melhores para sermos conhecidos, por nós mesmos, pela melhoria de nossa qualidade de ser gente.

Uma resposta

  1. Olha a escola em que trabalho a realidade não é essa inclusive ha apenas uma merendeira no horário da manhã,essa deve preparar merenda e almoço,além de servir ,higienizar cozinha e refeitório sozinha.

SOBRE O AUTOR

..