Repórter Econômico: Nada vai mudar

mudança-de-planos

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Nada vai mudar
Os gastos públicos vão continuar independentemente da Lei de Responsabilidade Fiscal. O novo governo alegava que sua meta seria a redução, mas não é o que aconteceu. Reduziu o número de ministérios, mas contratou mais pessoal de cargos em comissão e deu aumento aos servidores públicos em percentuais exagerados, que jamais algum empregado da iniciativa privada, conseguiria. Os aposentados do INSS, continuarão na mesma situação de muitos anos, perdendo a cada dia seu poder de compra.

O novo governo é neoliberal, ou seja, radicalmente capitalista, privatizante, priorizando o lucro com a venda de estatais e não investindo no social. Se privatiza uma rodovia ou ferrovia, portos, quem paga a conta é o consumidor que terá de usar esses serviços , pois se paga pedágio para trafegar.

Jamais uma passagem de um VLT que custa atualmente R$ 0,50, terá esse valor se passar para a iniciativa privada.

Um carro particular que passa por uma rodovia privada, tem que pagar, assim como as viagens aéreas e portuárias.

Faça a sua parte
Procure viver de acordo com o que ganha, priorizando a redução de seus gastos, e tentando deixar algum dinheiro para sua reserva financeira (poupança), que vai servir numa emergência qualquer. Também evite o uso exagerado do cartão de crédito, cheque especial e compras pagas por boletos bancários. Os juros vão continuar subindo.

Pesquisando
É a palavra de ordem. Nunca compre na primeira parada. Pesquise, pechinche, peça descontos e só compre à vista. Nunca compre com cartão de crédito parcelado em supermercados. Comida não se compra “fiado”. Use esse instrumento de crédito, mas pague o total da fatura no dia do vencimento, evitando juros e multas e pior ainda, pagando o mínimo e rolando a dívida, que chega a valores astronômicos, inviabilizando o pagamento.

.