Ufal: Consuni aprova 11 novos cursos de pós-graduação

Com Lenilda Luna – Assessoria

A Universidade Federal de Alagoas deve ampliar a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Na sessão ordinária do Conselho Universitário, realizada nesta segunda-feira (4), foram aprovados quatro cursos de especialização, cinco de mestrado e dois de doutorado. As propostas contavam com pareceres favoráveis dos conselhos das respectivas unidades acadêmicas e foram também aprovados na avaliação da Câmara Acadêmica, após exposição detalhada dos projetos e das opções de financiamento, bolsas de pesquisa e cotas estabelecidas nos regulamentos da Universidade.

Na apresentação mais sucinta dos projetos durante a sessão do Consuni, foram feitos mais alguns questionamentos sobre a viabilidade da carga horária, o público alvo de cada curso e de condições de pessoal para dar conta das disciplinas. Em seguida, os cursos foram aprovados em bloco: primeiro, as especializações; em seguida, os mestrados; e por fim, os doutorados. “Sabemos que nossos professores se desdobram para dar conta do ensino, pesquisa e extensão. Mas a apresentação desses projetos demonstra o compromisso do corpo docente com o crescimento da pesquisa e da produção científica na Ufal”, disse a reitora, parabenizando os representantes das unidades que tiveram projetos aprovados.

A reitora mencionou ainda o contexto de crise orçamentária da Universidade, com uma redução, esse ano, de mais de 17% do orçamento de custeio e capital destinado à Ufal em comparação ao ano de 2016. “Mas vemos que a crise é financeira. Do ponto de vista da produção de conhecimento, da realização de importantes eventos acadêmicos e científicos, a Ufal avança em produtividade e reconhecimento. Nós possuímos os melhores quadros científicos, empenhados em realizar um grande trabalho nessa instituição. É um esforço hercúleo destes professores, que consolida a expansão da Universidade, com a oferta da primeira pós-graduação stricto sensu do Campus Sertão e de um mestrado em Saúde Coletiva em Arapiraca”, ressalta Valéria Correia

A reitora destacou ainda o mestrado em Odontologia, que era muito aguardado pelos profissionais da área, já que esse é o primeiro mestrado oferecido na Faculdade de Odontologia; e o mestrado em Educação Física, também atendendo a uma solicitação dos profissionais formados pela Ufal e por aqueles que atuam no mercado local. Os cursos aprovados no Consuni seguem agora para a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que dará o parecer final de acordo com os critérios e parâmetros estabelecidos pelas áreas de avaliação. Os novos cursos são:

Especializações:

Especialização em Gerontologia Social, curso Lato sensu a ser oferecido na Faculdade de Serviço Social (FSSO), com 40 vagas e 360 horas. Público Alvo: graduados em Serviço Social e áreas afins. Modalidade: presencial e gratuito.

Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, curso Lato sensu na modalidade de Educação a Distância (EAD) e em convênio fechado com o Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do SUS (Unasus), em parceria com a UFMG. Oferecido na Faculdade de Medicina e na Escola de Enfermagem e Farmácia, com 210 vagas e 360 horas. O público alvo é definido pelo Ministério da Saúde, preferencialmente (primeira oferta com 60 vagas) entre médicos vinculados ao Programa Mais Médicos (PMM) e nas demais ofertas com profissionais vinculados à Estratégia Saúde da Família.

Especialização em Ensino de Geografia, curso Lato sensu, na modalidade de Educação a Distância (EAD) do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), a ser oferecido na Unidade Acadêmica Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), com 110 vagas, distribuídas através dos Polos de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Maragogi, com 360 horas. Público Alvo: profissionais da rede pública de ensino graduados em Geografia, áreas e licenciaturas afins. Modalidade: gratuito e aberto (EAD).

Especialização em Estratégias Didáticas para a Educação Básica com Uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), curso Lato sensu, na modalidade de Educação a Distância (EAD) do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil, a ser oferecido na Unidade Acadêmica Centro de Educação (Cedu), com 150 vagas, distribuídas através dos Polos de Maceió e Arapiraca, com 360 horas. Público-alvo: preferencialmente graduados que atuam na educação básica. Modalidade: gratuito e aberto.

Mestrados:

Mestrado profissional em Educação e Diversidade Étnico-racial, Sexual e de Gênero, curso Stricto sensu, mestrado profissional, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (Nudes), vinculado ao Campus do Sertão. Apresenta como área de concentração: proposta interdisciplinar em Educação e Diversidade Étnico-racial, Sexual e de Gênero. linhas de pesquisa: 1) Educação e Diversidade étnico-racial; 2) Educação e Diversidade de Gênero; 3) Educação e Diversidade Sexual. Objetivo: Investir na qualificação de profissionais da educação básica, que sejam capazes de compreender os fundamentos históricos, políticos e sociais da relação entre diversidade e educação no Brasil.

Mestrado em Ciências Odontológicas, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Faculdade de Odontologia (Foufal). Apresenta como Área de Concentração: Odontologia. Linhas de pesquisa: 1) Bioengenharia e caracterização de materiais odontológicos; 2) Promoção e cuidados da saúde bucal; 3) Biologia e patologia buco-dento-faciais. Objetivo: capacitar quadros de nível superior que lidam com a pesquisa enquanto instrumento de educação e promoção da saúde bucal da população, numa perspectiva multidisciplinar.

Mestrado em Ciência Política, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Instituto de Ciências Sociais (ICS/Ufal). Apresenta como Área de Concentração: Estado, Governo e Políticas Públicas. Linhas de Pesquisa: 1) Instituições Políticas e Democracia; 2) Desenvolvimento de Políticas Públicas. Objetivo: Investir no treinamento teórico e metodológico de quadros para a gestão e análise de processos de políticas públicas. Esta Unidade Acadêmica já conta com dois Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (Sociologia e Antropologia Social). Conta com os seguintes apoios institucionais: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev/AL) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL).

Mestrado em Saúde Coletiva, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pelo Curso de Enfermagem, vinculado ao Campus Arapiraca. Apresenta como Área de Concentração: Saúde Coletiva. Linhas de Pesquisa: 1) Trabalho, Saúde, Sociedade e Cultura; 2) Epidemiologia: Geral, Clínica e Molecular. Objetivo: Melhor qualificar os profissionais de saúde do Município de Arapiraca e Região, fortalecendo o SUS e desenvolver pesquisas contribuindo no processo de interiorização da Pós-Graduação da Ufal.

Mestrado em Educação Física, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Centro de Educação (Cedu/Ufal). Apresenta como Área de Concentração: Desempenho em Saúde Humana. Linhas de Pesquisa: 1) Adaptações biológicas decorrentes de atividades físicas e suas relações com o desempenho humano; 2) Adaptações biológicas decorrentes de atividades físicas e suas relações com a saúde humana. Objetivo: Oferecer formação continuada de alto nível para egressos de Educação Física e áreas afins, por seu caráter interdisciplinar

Doutorados:

Doutorado em Engenharia Civil, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia (Ctec//Ufal). Apresenta como Área de Concentração: Estruturas e Materiais. Linhas de Pesquisa: 1) Métodos computacionais; 2) Mecânica de materiais e de estruturas; 3) Novos materiais e materiais não convencionais. Objetivo: Aumentar a qualificação nesta área de conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento científico, tecnológico e social da região Nordeste e do País.

Doutorado em Engenharia Química, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia (Ctec/Ufal). Apresenta como Área de Concentração: Desenvolvimento e Pesquisa de Processos Regionais. Linhas de Pesquisa: 1) Processos químicos, biotecnológicos e catalíticos; 2) Sistemas de separação e Meio Ambiente. Objetivo: Qualificar e capacitar profissionais para difundir conhecimentos e propor soluções para assuntos relacionados a processos químicos, bioquímicos, biotecnológicos, poliméricos e energéticos, em âmbito regional. Conta com os seguintes apoios institucionais: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal).

.