220 bolsas para mestrado e doutorado em Alagoas

O Governo de Alagoas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), e o governo federal, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento…

O Governo de Alagoas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), e o governo federal, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), lançam edital para concessão de 220 bolsas para mestrado e doutorado.

O novo Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre Fapeal e Capes foi assinado em abril deste ano, envolvendo R$ 38 milhões de reais que serão investidos no sistema estadual de pós-graduação stricto sensu, entre 2017 e 2022.

O valor total do novo acordo é 72% superior ao anterior, assinado em 2010 e que expirou em 2016.

Em seu primeiro edital, o acordo prevê a concessão de 180 bolsas para os programas de mestrado strictu senso (acadêmico, não profissional) e 40 bolsas para doutorado. Serão beneficiados 33 cursos de mestrado e 14 doutorados.

Para o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, “esse é mais um momento muito importante para o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2016, já tínhamos garantido junto à Capes uma quota de 170 bolsas, permitindo que os alunos da pós-graduação alagoana que estavam fazendo doutorado e mestrado sem bolsas, pudessem garantir a continuidade dos seus estudos e pesquisas”.

Ainda segundo o professor Fábio Guedes, “nesse momento tão difícil da economia nacional e com cortes profundos em orçamentos e financiamentos para CT&I brasileira, proporcionar, através desse acordo, o financiamento da pós-graduação em Alagoas é uma grande ação e demonstra, mais uma vez, o compromisso do governo Renan Filho com o ensino superior do estado”.

O gestor destaca também esforço o esforço de articulação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que “tem contribuído muito para estreitarmos as parcerias, nacionais e internacionais, e enfrentarmos os grandes desafios que estão postos na atualidade”.

As propostas para o novo edital de bolsas Capes/Fapeal devem ser apresentadas pelas instituições de ensino superior, através de seus respectivos programas de pós-graduação strictu senso. Todas as informações necessárias encontram-se acessíveis em www.fapeal.br.

Resposta às demandas

O Reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Jairo Campos, destaca o potencial estruturante da iniciativa: “Estamos felizes com esse edital e orientaremos o nosso quadro docente em processo de qualificação a participar dele. Isso trará mais tranquilidade para a conclusão dos cursos em andamento. Além disso, ações como essas fortalecem a pesquisa e a implantação de novos cursos de pós-graduação strictu senso na Uneal, num futuro próximo”.

A professora Valéria Correia, Reitora da Universidade Federal de Alagoas, considera que o edital é relevante “na conjuntura nacional de corte de recursos para ciência e pesquisa. Essa iniciativa sinaliza o compromisso do governo estadual com a pesquisa, na perspectiva da contribuição com o avanço civilizatório”, comenta a Reitora.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta