Simpósio em Maceió discutirá o método da Nise da Silveira

Acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro em Maceió o Simpósio Multidisciplinar de Saúde Mental, com o tema Nise da Silveira no coração do método. O evento, organizado pela ONG Teceranda, tem como objetivo discutir entre as várias áreas ligadas ao cuidado de pacientes psiquiátricos a atualidade do método da Dra. Nise Silveira: a arte como forma de tratamento.

A médica alagoana que revolucionou o tratamento da loucura em meados do século passado terá sua vida e obra apresentadas por pessoas que conviveram e trabalharam diretamente com ela: a artista plástica Martha Pires, o psiquiatra Jean Pierre Hargreaves (hoje diretores da Associação Casa das Palmeiras, instituição de reabilitação mental criada em 1956 pela alagoana) e o jornalista Bernardo Horta, autor da biografia “Nise – arqueóloga dos mares”, lançado em 2008, que inspirou o premiado filme “Nise – o coração da loucura”,de 2016. Ainda paralelamente ao evento haverá exposições culturais de renomados artistas da região cujo trabalho dialogam com a linha de Silveira.

Segundo o psicólogo Everton Calado, um dos coordenadores do simpósio, “Alagoas enfrenta um momento crítico quanto à política de saúde mental, quando se pretende fechar o maior hospital psiquiátrico do estado sem a rede substitutiva devidamente estruturada. Nise tem algo a nos dizer!”. O pano de fundo da discussão diz respeito aos desafios da chamada Reforma Psiquiatra, modelo que preconiza o reconhecimento da cidadania dos ditos loucos pela promoção de sua liberdade. Nise da Silveira é considerada uma das grandes precursoras brasileiras da luta antimanicomial.

Formam o público-alvo do evento profissionais e acadêmicos de Medicina, Psicologia, Serviço Social Terapia Ocupacional e Enfermagem. As inscrições do simpósio já estão abertas, com o valor de R$ 50,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes e podem ser feitas pelo endereço https://doity.com.br/simposio-multidisciplinar-de-saude-mental.

Fonte: Assessoria

.