Envelhecimento ativo terá especialista armadilhas do ambiente

Nesta segunda-feira (02), os participantes do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió receberão dicas do terapeuta ocupacional Clovis Eduardo Silva Falcão…

Nesta segunda-feira (02), os participantes do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió receberão dicas do terapeuta ocupacional Clovis Eduardo Silva Falcão sobre como se proteger das armadilhas do ambiente. A palestra será às 14 horas, no auditório do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, no Centro.

No Brasil, a população está vivendo mais e os casos de quedas entre os idosos preocupam quem trabalha com saúde pública. “De 60 a 70% dos casos de quedas sofridas por pessoas com mais de 60 anos acontecem dentro do domicilio. Por ano, os gastos com cirurgias e colocação de próteses no colo do fêmur, por exemplo, são muito grandes”, destacou o terapeuta ocupacional.

Para o professor Geraldo Liberal, coordenador do projeto, a palestra é de grande importância para alertar os idosos sobre os perigos encontrados dentro de casa. “Lâmpadas, tapetes e gavetas abertas são apenas alguns desses obstáculos. Com a aula, eles poderão avaliar melhor o ambiente onde vivem”, disse Liberal.

Segundo especialistas, com o avanço da idade, homens e mulheres perdem a força muscular nas pernas e também o equilíbrio. Depois de uma queda, o paciente pode ficar acamado o que pode predispor infecções, pneumonias, infecções urinárias. Dessas complicações pode levar a óbito.

“Para a maioria dos idosos é uma tolice fazer uma reorganização dentro de casa. Eles não enxergam a necessidade de adaptar o ambiente para andar por onde moram com segurança”, disse Clóvis Falcão. Ainda segundo ele, fios soltos na sala, animais domésticos de pequeno porte e degraus estão entre os maiores causadores de acidentes domésticos.

Os encontros do Grupo de Envelhecimento Ativo (Geasc) da Santa Casa de Maceió ocorrem sempre as segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.

O centro de estudos localiza-se no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió na Rua Barão de Maceió. O projeto é voltado para homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2123-6037.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta