Crise do lixo mostra: era Rui Palmeira não tem dinheiro para pagar empréstimos internacionais

Prefeito da capital pode deixar uma bomba administrativa ao próximo gestor

A Prefeitura de Maceió deve mais de R$ 100 milhões à Viva Ambiental, empresa responsável pela coleta do lixo e do aterro sanitário da capital. Ameaça: se até esta terça (4) a Prefeitura não pagar o valor, a cidade não terá recolhimento do lixo nem o tratamento no aterro.

900 funcionários aguardam suas rescisões contratuais. A empresa alega só poder pagar o débito se a Prefeitura repassar o valor do serviço prestado pela Viva.

A polêmica em torno da falta de dinheiro da era Rui Palmeira até para bancar o recolhimento de lixo se dá em meio a uma negociação milionária: o prefeito conseguiu uma liminar na Justiça para obter 70 milhões de dólares em empréstimos com bancos internacionais. A negociação foi aprovada pelo Senado no dia 30 de outubro, mas a palavra final é dos técnicos do Tesouro Nacional antes da papelada ser encaminhada ao presidente Michel Temer.

A negociação depende do Tesouro Nacional porque o Governo Federal é o fiador da operação. Se a Prefeitura não pagar as parcelas do empréstimo, a União assume a dívida.

Rui quer o dinheiro para asfaltar 600 ruas na capital.

Só que os técnicos do Tesouro é quem decidem se o dinheiro é ou não liberado. O blog mostrou, em março:  A Coordenação-Geral de Operações de Crédito de Estados e Municípios (Copem), ligada ao Tesouro Nacional, negou pedido de empréstimo.

Por que? A Prefeitura não tem dinheiro para pagar o empréstimo.

O prefeito diz ter o dinheiro, mas acusa o Tesouro de mudar as regras para aquisição de empréstimo.

A própria crise do lixo desmente o prefeito, que pode arrastar a gestão municipal para a insolvência, se os milhões de dólares em empréstimos forem aprovados.

Um problema para o próximo chefe do Executivo na capital, em 2020.

3 thoughts on “Crise do lixo mostra: era Rui Palmeira não tem dinheiro para pagar empréstimos internacionais

  1. Claro que vai faltar dinheiro pois com tantas coisas mas importante a fazer fica contratando segurança particular pra colocar os ambulantes do centro pra correr o dia todo como se não bastasse os fiscais ainda contrata seguranças particular agora o dinheiro dos garis ele paga os seguranças falta de respeito com o trabalhador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *