Base da BPRq é reconstruída em Paripueira e vira referência na região norte

Inauguração do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) Capitão Rodrigo Moreira Rodrigues, em Maceió; assinatura da ordem de serviço para as obras do Programa…

Inauguração do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) Capitão Rodrigo Moreira Rodrigues, em Maceió; assinatura da ordem de serviço para as obras do Programa Pró-Estrada, em Paripueira; e entrega de tratores e ambulâncias a este município e à Barra de Santo Antônio. Esses são os compromissos do governador Renan Filho nesta segunda-feira (4) na capital alagoana e região metropolitana.

A agenda de trabalho tem início às 9h com a inauguração das novas instalações do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha Capitão Rodrigo Moreira Rodrigues. A data foi escolhida em comemoração ao nascimento do oficial que dá nome à Unidade. Ele completaria 35 anos e morreu durante ocorrência policial no dia 9 de abril de 2016, na Santa Amélia.

A solenidade de inauguração vai acontecer na Rua Princesa Isabel, 428, bairro do Farol, em Maceió, com a participação do secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio; do comandante do BPRp, tenente-coronel Marlon Araújo, além do governador.

Estrutura

O prédio da Unidade Especializada recebeu investimentos no valor de R$ 995.539,58 mil, recursos oriundos do Tesouro Estadual. A obra teve início no dia 2 de agosto de 2017 e foi concluída em maio, gerando 30 empregos diretos.

Sede do Batalhão de Rádio Patrulha (Foto: de Anderson Góes / Ascom PMAL

Renan Filho salientou que a Segurança Pública passa por uma grande transformação em Alagoas com a revitalização das unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a construção de novos batalhões e dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps). Doze destas unidades já estão prontas e seis em construção.

“A base da RP foi 100% reconstruída. A Radiopatrulha é um dos orgulhos da Polícia Militar. É a unidade que mais apreende armas e está sempre nas ruas, garantindo a segurança com viaturas novas de grande porte adquiridas pelo Estado”, destacou Renan Filho.

Com a reforma, o BPRp contará com auditório e salas de instrução, de reuniões, do comandante e do subcomandante; multieventos, administrativa, transporte e do Núcleo de Inteligência. Haverá também depósito, reserva de armamento, duas garagens, uma copa e cinco alojamentos.

Para homenagear policiais militares da Unidade que tombaram em serviço foi estruturado o “Memorial aos Heróis”. Trata-se de um espaço reservado para contar a história e honrar as memórias do capitão Rodrigues e dos soldados Valdir Pereira e Izabelle Pereira, que perderam suas vidas durante o exercício da missão em defesa do povo alagoano.

Memorial aos heróis

No local, ficarão expostos em uma estrutura seus fardamentos e nomes de guerra. As novas instalações facilitarão a atuação das equipes policiais e também proporcionarão acomodações dignas aos profissionais que atuam na Radiopatrulha. “É uma unidade renovada em prol da sociedade alagoana. Todo o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para alavancar ainda mais as ações da Radiopatrulha é de grande importância para toda a Polícia Militar, pois não só nós que integramos a Corporação somos agraciados, mas a população é a principal detentora da melhoria na Segurança”, afirmou o coronel Marcos Sampaio.

Paripueira e Barra

Após a solenidade em Maceió, o governador segue para a Barra de Santo Antônio. O município vai receber um trator e uma ambulância. A solenidade começa a partir das 11h. A máquina faz parte do Programa de Mecanização Agrícola e o veículo integra o lote de 130 ambulâncias que estão sendo distribuídas aos municípios alagoanos para fazerem o transporte de pacientes entre unidades de saúde.

Em seguida, Renan Filho segue para Paripueira. O município será contemplado com as obras do Programa Pró-Estrada, implementado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Serão pavimentados 2,6 quilômetros de vias urbanas na cidade, cuja ordem de serviço será assinada durante a solenidade, a partir das 12h30. Paripueira também recebe um trator e uma ambulância.

Além de Paripueira, cerca de 70 municípios alagoanos já estão sendo beneficiados com os serviços do Pró-Estrada. Desde 2016, o programa já chegou a todas as regiões de Alagoas com atuação em mais de mil quilômetros, dos 1.800 totais da malha viária, elevando o padrão das estradas, acessos e vias urbanas em todo o Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *