PF isenta Biu de Lira de crimes de corrupção e lavagem

Benedito-de-Lira 

A Polícia Federal concluiu o inquérito 3515, originado pela delação do doleiro Alberto Youssef, isentando o senador Benedito de Lira (PP) dos crimes de corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro.

” Não foi possível comprovar, com os elementos trazidos a investigação, a participação do senador no fato sob apuração”, disse a PF.

Em fevereiro de 2012, a PF apreendeu a quantia de R$ 106.000,00 que estava sendo transportada por um assessor parlamentar que tentava embarcar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em direção a Brasília.

A partir da colaboração premiada de Alberto Youssef, foi revelada a influência do senador Benedito de Lira e do deputado federal Arthur Lira no Ministério das Cidades, especialmente na Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. Os parlamentares seriam os responsáveis pela indicação do presidente da empresa, Francisco Carlos Caballero Colombo.

As investigações confirmaram a origem ilícita do dinheiro, que era proveniente de contratos celebrados pela CBTU. O presidente da estatal teria entregue os valores ao assessor parlamentar, em benefício do deputado federal.

.