PE: Corrida das Galinhas tem desfile de penosas, ‘Galão Bueno’ e troféu de “um milhão”; comerciantes esperam ganhar muito dinheiro

Ana Lima Freitas- Especial de Pernambuco para o Repórter Nordeste A pequena São Bento do Una – 207km de Recife- está preparada para a…

Clima é de brincadeira mas faturamento é coisa séria na cidade. Foto: Reprodução

Ana Lima Freitas- Especial de Pernambuco para o Repórter Nordeste

A pequena São Bento do Una – 207km de Recife- está preparada para a 20ª edição da “Corrida das Galinhas”, evento que está no calendário da pequena cidade de 57 mil habitantes e maior produtora de ovos e frango no Nordeste.

A competição acontece neste domingo. O clima é de brincadeira mas o negócio é sério e rende muito dinheiro aos cofres do município: atrai 200 mil pessoas e gera milhares de empregos.

A festa – que tem até Galinhódromo e competições inusitadas- ganhou fama nacional. As provas incluem o “Coma seu frango!”- ganha quem comer um galeto assado mais rápido- e a “Engula seu ovo”- vencedor é quem devora maior quantidade de ovos cozidos.

Diversão também para quem não gosta de comer tanto assim. Há competição para quem imita melhor um galo. E o famoso “desfile das galinhas”. Vestidas com modelitos feitos sob medida, elas se exibem para jurados que decidem quem tem a melhor fantasia.

Modelitos de galinhas: mais bonita ganha prêmios. Foto: Reprodução

‘Galão Bueno’ narra competição
Mas o ponto alto da festa é mesmo a corrida, que é dividida em duas categorias: “Galo” e “Galinha”. A pista chamada “Galinhódromo”, tem 85 metros de extensão e conta até com um “Pinto Stop”. Toda a corrida é narrada por “Galão Bueno”, direto da torre de comando do Galinhódromo. Todo o evento acontece no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo.

O vencedor da corrida fica com o prêmio de “Um milhão”. Prêmio que não é pago em dinheiro, mas com um milho gigante. Um troféu disputado tanto quanto o prêmio da mega-sena. 200 pessoas são estimadas na competição.

Um milhão para quem for o melhor. Foto: Reprodução

A festa começou no dia 02 de agosto e proporciona diversão para quem visita a cidade e atrai investidores para o negócio da região.

Pernambuco é o quarto maior produtor de ovos do país e o sétimo de frango. Um negócio que gera 3,5 mil postos de trabalho diretos e mais de 7,5 mil indiretos.

A Corrida das Galinhas de São Bento do Una acontece dentro da Aviuna – Feira de Avicultura do Nordeste. O evento ainda conta com exposições, rodadas de negócios e shows. Cerca de 200 mil pessoas circulam pelo local durante os cinco dias da festa.

Em São Bento do Una, galinha movimenta economia da cidade. Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *