Fome volta ao Brasil e Unesco reativa campanha extinta há 10 anos em busca de doações

Relançamento da Natal Sem Fome lembra ativismo de Betinho contra a miséria. Imagem: Divulgação/Ação da Cidadania

Fundada pelo sociólogo Betinho em 1993, a ONG Ação da Cidadania relançou no último domingo (15) a Campanha Natal Sem Fome, encerrada há dez anos. A nova edição do projeto tem a parceria inédita de duas agências da ONU — a UNESCO e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Iniciativa arrecadará doações de comida para populações que passam fome no Brasil.

A retomada da campanha foi celebrada no final de semana, no Rio de Janeiro, com a montagem da tradicional mesa de aproximadamente 1 km no Aterro do Flamengo. Cada parceiro ficou responsável por um espaço de 60 metros e pela doação de alimentos no local. Atividade se estendeu da passarela da rua Barão do Flamengo até a passagem de pedestres localizada em frente ao Hotel Novo Mundo.

O relançamento da Natal Sem Fome conta ainda com o apoio da Agência África, escritório de publicidade que preparou ações de divulgação para as TVs abertas e por assinatura, além de rádio, out of home (espaços publicitários em relógios de rua e pontos de ônibus) e sites e redes sociais. Influenciadores digitais e artistas ajudarão a mobilizar o público.

Já é possível fazer doações para a campanha — pelo site http://www.natalsemfome.org.br/ ou nos postos de coleta espalhados por vários estados brasileiros. A lista com todos os endereços de recebimento de doações está disponível também na página da Natal Sem Fome.

A Ação da Cidadania lembra que 11% da população mundial passa fome. Apenas no Brasil, 7 milhões de pessoas não têm acesso à quantidade necessária de comida para sobreviver, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Assessoria

.