Estudantes da Ufal Campus Sertão denunciam assédio e demissões

Nota pública do Movimento Estudantil 

Chega de perseguição, demissões e assédio moral na UFAL

Os trabalhadores e as trabalhadoras terceirizados/as da UFAL Campus Sertão estão vivendo um verdadeiro tormento protagonizado pela gestão do Diretor Geral do Campus, Agnaldo José dos Santos.

Desde de dezembro de 2017, quando foi assinado o novo contrato com a firma BRA, o gestor do campus e o administrador, Davi Cunha, instauraram um clima de instabilidade e insegurança entre os funcionários/as, desenvolvendo entre eles medo e problemas de saúde. Duas precisaram ser socorridas no ambiente de trabalho e levados, com urgência, para a Unidade Mistas e Emergência Dr. Antenor Serpa.

Os terceirizados/as temem por seus empregos e consideram que são assediosas as reuniões com a direção, em que o diretor coloca seu desejo de renovação de toda a equipe, de forma ameaçadora. É importante dizer que esses funcionários dedicam, há anos, o melhor de si para o bom desempenho da UFAL.

Além disso, a necessidade de garantir o emprego, associada com o medo da demissão, tem levado os/as terceirizadas a desenvolverem atividades insalubres, sem os Equipamentos de Proteção Individuais necessários. Uma clara caracterização de abuso na relação de trabalho com o fim de perseguir e tornar o emprego penoso para os/as trabalhadores/as.

Pior, no último período, já se concretizaram demissões de sete funcionários sem nenhuma justificativa. João Marcos Gomes, Leandro Santos Cardeal, Núbia de Lima Menezes, Izaias de Oliveira Silva, Izabel Cristina Campos, Rosa da Costa Menezes e Josimario Ribeiro Cabral não cometeram infrações no trabalho e nem mesmo receberam advertências antes de suas demissões, apenas foram comunicados que estavam de avisos prévios e foram desligados do quadro.

Diante disso, é necessária e urgente uma intervenção da Reitoria da UFAL para acabar com essas graves violações, garantindo um ambiente de trabalho saudável, estável e com dignidade. Pedimos, que a Comunidade Acadêmica, não seja indiferente. Exigimos que afaste o denunciado da gestão do contrato com a empresa BRA, forme comissão para apuração das denúncias, impeça novas demissões e reverta as demissões injustas. O Movimento Estudantil reafirma seu compromisso com todos os trabalhadores e convoca a todos para um ato em solidariedade, contra o assédio e a perseguição aos trabalhadores do Campus do Sertão.
Local do ato: HALL DE ENTRADA.

.