Em livro, os bastidores da violência (e dos violentos) em Alagoas

Incomum o crescimento da violência em Alagoas. Os números chamam a atenção. Mas, as histórias são mais reais. Lemos no México que regiões inteiras são dominadas pelo crime organizado. A quantidade de corpos em covas rasas assusta pelas condições aos quais são encontrados.

Em Alagoas, vivemos um extremo oposto. Há um sistema de lavagem cerebral. Acredita-se em segurança com armas em punho, mostradas na propaganda ou nas favelas. Segurança não é isso.

“Enquanto eles nos iludem com a farsa armada, os verdadeiros responsáveis pela situação megacaótica que nos atemoriza permanecem ilesos, protegidos nos condomínios de luxo, passeando pela zona de conforto do poder.” Diz um trecho do livro “Bastidores da Violência (e dos Violentos) em Alagoas, que lançamos no dia 20 de dezembro.

A partir da história de José Alexystaine, morto em 2010, mostramos o quão semelhantes são os obituários da violência em Alagoas. Alguns destes casos- como o assassinato do professor Paulo Bandeira- projetam como é fundamentada a ideia do “errado é o morto”. Silêncio e impunidade viraram leis na terra que mais mata no Brasil.

As análises da cientista social Ana Cláudia Laurindo e do jornalista Odilon Rios- com contribuições do historiador Sávio de Almeida e do arte-educador Emanuel Galvão- apontam para um problema nosso, usado nas eleições, no ataque a pessoas, grupos. Ou, simplesmente, para pressionar as instituições federais quanta a falsa incapacidade de enfrentar, por meios locais, os aspectos mais gerais desta violência.

Os bastidores da violência em Alagoas permanecem indevassáveis. São eles que estão em nosso livro.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro Bastidores da Violência (e dos Violentos) em Alagoas
Data: 20 de dezembro
Hora: 18horas
Onde: Salão Sun Coast
Local: rua Rodolfo Abreu, 313, ao lado do condomínio Pedras do Atlântico, bairro: Cruz das Almas/ Maceió/AL
Como chegar: rua em frente a Fits, na direção da praia.

.