Ufal lança Portal do Egresso para facilitar a comunicação com ex-alunos

Em meio à era da comunicação, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se vê com o grande desafio de manter contato com seus ex-alunos….

Em meio à era da comunicação, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se vê com o grande desafio de manter contato com seus ex-alunos. Pensando nisso, a gestão central, junto às coordenações de cursos e as direções das unidades acadêmicas lança o Portal do Egresso. A página, que está disponível na aba do Estudante, no portal da Ufal, é um canal de diálogo entre a instituição e quem já passou por aqui, seja como aluno da graduação ou da pós-graduação.

De acordo com a procuradora institucional, Jusciney Santana, a Ufal já vem tomando medidas dessa natureza ao buscar o diálogo permanente com estudantes ainda na graduação, durante os processos de avaliação dos cursos. “Nós procuramos os estudantes para saber quais as impressões e observações que eles têm sobre o curso, que possam nos auxiliar num processo contínuo de melhoria”, esclarece.

Com o Portal do Egresso, a partir de agora será possível articular esse tipo de informação não só com graduados, mas com os pós-graduandos, realizando levantamentos sobre as taxas de reingresso na instituição por meio dos programas de mestrado, doutorado e cursos de especialização da Ufal e de outras instituições.

Será possível, ainda, acompanhar quantos dos que deixaram a Ufal passaram em concursos, ingressaram no mercado de trabalho ou ganharam prêmios e se destacaram em suas áreas de atuação, por exemplo. A ferramenta funciona por meio de coleta de informações, feita por um formulário em que o próprio egresso preenche os campos.

Jusciney reforça a importância de a Universidade se envolver com essas informações, pois elas permitem avaliar a qualidade do ensino na base, além de servir de estímulo para a continuidade dos estudos em função das competências desenvolvidas pelos alunos e das oportunidades que cada curso oferece.

“Acompanhar a vida do estudante fora da Ufal é importante para saber qual o impacto que a formação que oferecemos teve na vida dele, seja na iniciativa privada, seja em órgãos públicos, inovando ou empreendendo”, conclui a procuradora.

Para o assessor da Reitoria, Tiago Cruz, um dos principais ganhos que a ferramenta traz é a possibilidade de melhor gerenciar indicadores de qualidade nos cursos. “O Portal do Egresso é uma ferramenta da Universidade Federal de Alagoas para manter o seu vínculo com o estudante que por aqui passa na sua primeira formação inicial, graduação. Através deles, podemos ter conhecimento de como os profissionais formados na Ufal estão sendo inseridos no mercado de trabalho; suas histórias de sucesso, mas, sobretudo, o portal, é uma ferramenta que possibilitará aos gestores obter dados de como orientar melhor suas ações de qualificação, de formação profissional de modo a estar mais próxima às demandas do trabalho”, explica.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *