Fapeal anuncia novo edital de pesquisa na Europa

Chamada proporciona participação de pesquisadores nos projetos do Conselho Europeu de Pesquisa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) anuncia mais uma chamada pública para colaboração internacional. Desta vez, o edital é fruto de um acordo entre o Conselho Nacional das Faps (Confap) e o European Research Council (ERC). O documento está acessível no endereço eletrônico www.fapeal.br.

O objetivo é promover oportunidades na Europa para cientistas brasileiros com grau de doutorado, que poderão colaborar com coordenadores de projeto estrangeiros, interessados em integrar pesquisadores brasileiros a suas equipes. Os projetos aprovados terão início no segundo semestre de 2018. As visitas às instituições europeias poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas.

O pesquisador brasileiro deverá entrar em contato com o colega estrangeiro para que alinhem o escopo da colaboração e receba carta de aceite da instituição estrangeira. Após a formalização do acordo, deve submeter sua proposta de acordo com os critérios do edital, até o dia 31 de agosto. A submissão da proposta será feita na plataforma do Conselho nacional das Faps (Confap), observando as possíveis exigências específicas de elegibilidade junto à Fapeal e ao CNPq.

A expressão de interesse deve se encaixar em até 24 áreas temáticas, que contemplam ciências exatas, sociais, da saúde, tecnologias, comunicação e interdisciplinaridades.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *