SMTT faz papelão e empresas de ônibus é quem mandam: passagem vai aumentar

Ao contrário da palavra oficial do superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Antônio Moura, os donos das empresas de ônibus é quem têm…

Ao contrário da palavra oficial do superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Antônio Moura, os donos das empresas de ônibus é quem têm autonomia para darem o aumento na passagem de ônibus em Maceió.

Moura disse a Vitor Menezes que vai oferecer contraproposta para o valor apresentado pelas empresas. Passagem pode chegar a R$ 4,03.

O superintendente da SMTT diz que será apresentado “estudo técnico” pela Prefeitura. Eis o que ele chama de contraproposta.

Só que este “estudo técnico” são as planilhas das empresas, aquelas contendo os gastos do setor. Estas planilhas são a caixa preta do setor de transportes em Maceió. Seus números nunca foram revelados. Antônio Moura poderia exigir a publicação deste material, em nome da transparência no serviço público.

Mas, isso fere os princípios da SMTT, que caça os transportes clandestinos e não faz nada para conter a superlotação dos ônibus nem fiscaliza a segurança dos coletivos na capital.

O Sinturb- sindicato que representa as empresas- falará nesta quinta (11) à imprensa do aumento nas passagens de ônibus. Depois disto, o superintendente da SMTT terá autorização para apresentar sua “contraproposta”.

E tudo continuará do mesmo jeito: nada de auditoria para apurar os valores gastos (ou pedidos) por estas empresas; nada de tornar públicas as planilhas de gastos. E tudo para preservar o transporte público de Maceió: caro, de baixa qualidade e superlotado, enganando os usuários e preservando os amplos interesses da SMTT.

Deixe uma resposta