Genocídio da população negra na pauta do AfroCaeté

Nessa segunda edição do CineDebate AfroCaeté em 2018, temos a alegria de estreitar laços com dois grupos que admiramos muito, o Quiprocó Filmes (RJ) e o Coletivo Volante (AL).

Os tempos estão cada vez mais sombrios e o genocídio da juventude negra continua em escalada em Alagoas. A violência está cada vez mais presente na vida de todas e todos nós, mas as vítimas ainda são majoritariamente negras.

Não só os que se vão sofrem perdendo o direito ao bem mais fundamental – a sua própria vida, também os que ficam sofrem. A violência ganha novas formas e ataca por meio da indiferença, conivência e/ou da ação do direta do Estado, que deixa cada vez mais famílias de pessoas negras sem respostas; e muitas vezes o luto tem que ser elaborado sem que haja investigações ou mesmo o direito de velar as vítimas.

O tema é urgente, e a luta mais ainda.

Por isso convidamos você para assistir ao lançamento do documentário Nossos Mortos Têm Voz – Filme. A partir do depoimento dos familiares e imagens de arquivos o curta documentário pretende resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação da polícia na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito a violência contra jovens negros.

Em seguida, veremos uma intervenção do espetáculo Incelença, que a partir dos dados do Mapa da Violência em Alagoas, mergulha na história de mães que perderam seus filhos e filhas para a violência. Corpos de atrizes e atores do Coletivo Volante de Teatro, são instrumentos de propagação dessas histórias.

Logo após às exibições, teremos um debate. Em breve divulgaremos nossos(as) debatedores(as).

Além disso, como de costume, o microfone fica aberto para intervenções livres, acompanhadas de um batuque do Coletivo AfroCaeté.

A entrada é gratuita e sua presença muito importante.

Até lá!

Fonte: Assessoria

.