AVELHA ganha 2ª temporada, após ser assistida por 4 mil pessoas

A peça terá espetáculos aos sábados e domingos de maio no Centro Cultural Arte Pajuçara; A atriz Ivana Iza vive Mag e suas fantasias, inseguranças e conflitos

Drama e comédia se misturam no novo monólogo de Ivana Iza, que vive Mag, uma mulher bem resolvida que quer trabalhar, viver, ser, sofrendo suas angústias como todos nós vivemos, velhos ou novos.

Com a nova montagem, a atriz quer tocar o público, envolvê-lo profundamente no espetáculo e também, quem sabe, ajudar a levantar um debate sobre o preconceito em torno da velhice.

“Em nosso país a velhice ainda é um tabu e alvo de preconceito. Abordar o tema nos palcos pode ser encarado como ousado, um ato de coragem, e é exatamente isso que fazemos agora, mas sem querer levantar qualquer bandeira. Não queremos polemizar nem romantizar a velhice”, declara a atriz.

“Mag quer ser respeitada como alguém que envelheceu, mas que continua dona de si, parte ativa da sociedade. Talvez por isso o espetáculo tenha fugido do clichê de retratar a imagem típica de uma velhinha”, explica Ivana Iza.

Quando as cortinas se abrem, a atriz não aparece, por exemplo, com corpo encurvado. A construção é outra.
O espetáculo se passa em uma pseudofesta de aniversário onde Mag aguarda o filho e, a partir daí, surgem os conflitos, as memórias, os medos e os traumas desembaraçados na tragicomédia.

Alcance
AVELHA já foi vista por 4 mil pessoas e marca a volta de Ivana Iza aos palcos após dois anos de pausa do seu último espetáculo, DEVASSAS, que fez história levando mais de 50 mil pessoas ao teatro e passando por temporadas bem sucedidas em vários estados do país como São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Norte.

A direção de AVELHA é de Flávio Rabelo, também diretor de DEVASSAS e parceiro de Ivana Iza desde o início de sua carreira. Ele também assina a dramaturgia em coautoria com a atriz e com o escritor Tainan Costa Canário.

Nesse projeto Ivana Iza apresenta novos parceiros, frutos de suas andanças pelo país, como Clarice Niskier, atriz e diretora ícone do teatro nacional, que assina a supervisão de dramaturgia, e Amir Haddad, um dos maiores diretores teatrais da América Latina, presta consultoria cênica e veio a Maceió na reta final de preparação da peça.

“Com 81 anos e mais de 400 peças dirigidas, o mestre assina a supervisão de AVelha. É um sonho realizado. Sempre quis trabalhar com ele. É um homem sábio, que trouxe luz e um frescor para o que imaginávamos. Foi uma conquista e espero ter mais contato com ele, que só trouxe verdades e nos fez olhar ainda mais profundamente esse trabalho”, destacou Ivana Iza.

Recentemente, AVELHA foi selecionada para a 24ª edição do Festival de Teatro de Guaramiranga – CE, um dos mais importantes do Nordeste. Concorreu com mais de 180 espetáculos e ficou entre os sete escolhidos.

Além disso, a peça já ganhou dois prêmios: o nacional Myriam Muniz de Teatro, promovido pelo Governo Federal através da FUNARTE, e o municipal Edital das Artes Prêmio Eris Maximiano, promovido pela prefeitura de Maceió através da Fundação Municipal de Ação Cultural.

SERVIÇO:
TEMPORADA / MCZ

TEATRO DO CENTRO CULTURAL ARTE PAJUÇARA
Av. Dr. Antônio Gouveia, nº 113, Pajuçara – em frente à praia e ao Corpo de Bombeiros

MAIO / 2018
Sábados 20h / Domingos 19h

VENDAS DE INGRESSOS
Stand no Maceió Shopping, em frente à Livraria Leitura, ou na Bilheteria do Teatro
R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia – seguindo as leis nacionais e municipais vigentes)

Fonte: Assessoria

.