Sebastião Salgado é 1º brasileiro a assumir Academia de Belas Artes francesa

Sebastião Salgado tomará posse nesta quarta-feira da sua cadeira na Academia de Belas Artes da França na cidade de Paris. O fotógrafo é o…

Sebastião Salgado tomará posse nesta quarta-feira da sua cadeira na Academia de Belas Artes da França na cidade de Paris. O fotógrafo é o primeiro brasileiro a assumir um lugar na instituição e substituirá o francês Lucien Clergue, que morreu em 2014, aos 80 anos.

O setor de fotografia da Academia foi criado há dez anos e conta com outros três nomes, além de Salgado: Bruno Barbey, do Marrocos e Jean Gaumy e Yann Arthus-Bertrand, da França. Cadeiras de outros setores são compostas por nome como o estilista Pierre Cardin, o arquiteto Yves Boiret e até o diretor Roman Polanski, que possui acusações de ter estuprado uma atriz de 15 anos em 1972.

Criada em 1803, a Academia de Belas Artes é descendente das academias reais francesas do séculos XVII e é composta por 52 cadeiras. A instituição possui o objetivo de promover e desenvolver as heranças artísticas da França, apoiando a criação de seus membros e respeitando a liberdade de expressão.

Fonte: Veja

Deixe uma resposta