119 anos: Vende-se casarão do fundador do Jacintinho

A edição de 6/9/1899 do Gutemberg traz o anúncio de venda da chácara de Jacintho Athayde- considerado o fundador do Jacintinho, em Maceió, bairro…

A edição de 6/9/1899 do Gutemberg traz o anúncio de venda da chácara de Jacintho Athayde- considerado o fundador do Jacintinho, em Maceió, bairro que acaba levando o nome dele.

O anúncio trata a chácara com a imponência que ela realmente teve, até ser completamente destruída nos anos 2000.

É tratada como “a grande chácara”, com o nome do dono da casa.

A foto nesta postagem é de 2013.

Ainda preservava a arquitetura das “casas-grandes” do Brasil Colonial. Mas, portas, janelas, o piso de madeira, os restos de uma cachaçaria que funcionava atrás do casarão foram saqueados.

Resistia apenas a fachada imponente, de arquitetura do final do século 19.

A casa grande de Jacinto Athayde foi uma das primeiras residências da região. Ao lado dela, ainda é preservada o ladeira de pedra, construída por Athayde, que era o antigo acesso ao Jacintinho.

Jacinto era um graduado funcionário da Usina Utinga Leão. Nas terras da antiga casa grande, ainda permanecem os pés de manga. Do Jacintinho do passado ao atual, há poucas lembranças. Mais populoso, o bairro também é um dos mais violentos, com um trânsito caótico, postos de saúde e escolas funcionando de forma precária e ruas intransitáveis.

Com informações do bairrosdemaceio.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *