Alunas de Medicina denunciam Uncisal por visita a ‘terreiros de macumba’

Elas alegam serem católicas e religião proíbe frequentar terreiros de religião afro; caso pode configurar como racismo

Duas alunas de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) prestaram queixa na coordenação do curso por terem se sentido ofendidas em suas convicções religiosas, ao visitarem um terreiro de religião afro na cidade de Marechal Deodoro, no último dia 25.

Na queixa elas dizem que são católicas e a orientação é proibir visita a “terreiros de macumba”

Segundo apurou o blog, a visita a terreiros é comum por fazer parte de uma política de orientação e práticas da saúde, que se estende a todas as religiões.

A visita aconteceu ao terreiro de Antônio Baiano, em Marechal Deodoro.

Na grade curricular do curso de Medicina da Uncisal consta a disciplina políticas públicas, responsável por visitas a templos religiosos e comunidades como as grotas em Maceió.

Quando o aluno vai à coordenação do curso e escreve reclamação ou queixa, ele formaliza sua demanda em forma de documento.

A coordenação então ouve o professor e os outros alunos. Depois sai o resultado.

Atitude das alunas pode ser enquadrada como racismo, incluindo a discriminação religiosa e pode gerar multa e até prisão (1 a 3 anos a depender da gravidade).

43 thoughts on “Alunas de Medicina denunciam Uncisal por visita a ‘terreiros de macumba’

  1. E umas pestes dessas ainda querem serem médicas ; pense, na hora do atendimento vai selecionar que elas salva e quem morre. Isso é um país de desgraçados. Processa essas lastimas logo, bota pra lascar, preconceituosas do inferno e ainda diz que é de Deus. Deus é amor independente de credo religioso , cor, etc.

    1. Concordo com as alunas. Pra voce conhecer relacoes publicas nao precisa ir ate um centro de macumba. Eu nao iria, e no quesito atendimento medico, uma coisa nao tem nada a ver com a outra, se fosse medica atenderia sem problemas. Mas cada um tem sua religiao e isso deve ser respeitado. Pq nao obrigam um islâmico ir no centro? Ai ngm fala nada ne

      1. To com vc. Nada haver medicina com a religião. Sou evangélico, pastor e nunca recebemos em nossa comunidade esse tipo de visita, pq o foi nas religiões afros? Para que fim? Cada coisa. Só vai a macumba quem gosta ou é de lá. Quem não conhece ou nunca foi vai ficar constrangido mesmo. É bem diferente do catolicismo.

        1. Vc é um pobre coitado , esses falsos profetas tentam pregar em centros achando que estão salvos. Pobres condenados a prática humanista , pobres de espírito é donos da razao.

      2. A matéria é de “políticas públicas” que envolvem bens e serviços garantidos por lei,no caso SUS Sistema Único de Saúde. Em nenhum momento foi falado de Relações Públicas. Na saúde entramos em qualquer espaço para trabalhar a promoção e a prevenção de doenças e seus agravos.

      3. Se o paciente dessas médicas em formação estivesse precisando ser clinicado num terreiro de macumba, qual deveria ser a procedência das mesmas? Cuidar do paciente, assim como prega os princípios éticos básicos da profissão, ou deixar o paciente padecendo por que sua crença não condiz com a crença das médicas?

      4. Quanta ignorância!!!! Você é médico p cuidar da saúde e se for preciso ir a um terreiro, mesquita ou sinagoga você vai. Não se é médico só para atender um determinado grupo religioso

    2. É importante saber que este tipo de visita não é por causa da religião. A visita a terreiros, feitos pelas áreas da saúde, ocorrem para compreensão das práticas curativas de determinadas culturas. Nas comunidades mais carentes o uso de ervas e benzedeiras é comum, e conforme a política de saúde do povo Negro deve ser acolhida pelos profissionais da área.
      Dificilmente irão a uma igreja evangélica, por exemplo, pois não faz parte dessa cultura o uso de ervas ou práticas de defumação.

      1. Quanta ignorância!!!! Você é médico p cuidar da saúde e se for preciso ir a um terreiro, mesquita ou sinagoga você vai. Não se é médico só para atender um determinado grupo religioso.

  2. Uma religião que proibe frequentar terrenos de “macumba” tem que rever seus ensinamentos. Para os leigos, macumba é um instrumento musical usado nas religiões de matrizes africanas.

  3. Obviamente se tratam de duas energúmenas , que se caso consigam o êxito de concluírem o curso de Medicina, não atenderam pretos, pobres e nenhum paciente de segmento religioso fora do catolicismo, que não proíbe visita a terreiros! Dois lixos desses devem ser processados!

  4. Terreiro de macumba? Não seria centro espírita ou terreiro?! Quanto a essas alienadas deveriam entrar para um convento,e não para uma faculdade de medicina!!!

  5. A benção de todos.bEu sou Umbandista e toda e qualquer intolerância religiosa é lastimável.
    Portanto respeito a opinião dessas moças. Todos temos o direito de expressarmos nossas opiniões. Algumas vezes ofensivas e desnecessárias. Existe o livre arbítrio para todos nós. Como também existe a Lei de Causa e Efeito.
    Axé e que nosso Pai Xangô nos abençoe.

    1. Meu pai oxalá lhe abençoe, sua benção.

      Interessante é ver que todos aqueles que pregam algo similar a tolerância e respeito atacam as duas sem piedade alguma.

      Não devem esquecer que todos erram e uns não são tão esclarecidos quanto outros, cabe a todos o direito a opinião mas cabe aqueles mais sábios e mais um esclarecidos não causar mais movimento em marés já tão revoltas.

  6. Pois é !!!!!! Infelizmente temis que nos deparar com esse tipo de preconceito esdrúxulo em pleno o século XXI. Não adianta estudar tanto pra se formar em Medicina e ter uma mente e um espírito podre. Educação e Respeito é o que mais precisamos no Brasil. Que Deus tenha piedade desses dois espíritos trevosos. Tem muito que aprender ainda. Esquece Medicina e vai estudar bons modos , já que em casa não teve né?

  7. Elas são ignorantes sem noção da realidade espiritual, são pobres de estudos e humanismo e sem caráter pq até aonde eu sei Deus é amo, humildade, caridade,paz, harmonia. Não esses dois lixos.

    1. Tu acabou de dizer q Deus é amor…. então se tu acredita mesmo nisso….tu não poderia estar chamando duas meninas que estão iniciando a vida de lixos…onde se aplica o amor aí …sendo que a Bíblia nos ensina a amar até nossos inimigos…toma cuidado com as palavras que saiam da sua boca porque elas poderiam ser usadas contra a vossa pessoa que Deus possa abrir a visão espiritual de todos nós.

  8. O engraçado é ver tantos comentários sem nexo, leiam a bíblia e verão toda a verdade, só há um Deus e um só mediador entre o homem e Deus, Jesus Cristo.
    Leiam a bíblia, e a partir daí vocês tirarão suas dúvidas. Analogamente qualquer assunto, como falarei de algo se m ter conhecimento ? Deus não está em todas as religiões, leiam, Deus é Santo.

  9. Parabens as duas! Ngm é obrigado a frenquentar esse tipo de lugar, cada um tem sua religiao e deve ser respeitado. Nao precisa ir ate la pra aprender relacoes publicas.

  10. Gente sou evangelica , mas me magoou profundamente ver essas “mulheres de fé” fazendo isso .
    Quanta intolerância meu Deus , se esse é o que o Deus delas está passando é elas é um Deus errado . Meu Deus não juga sem conhecer o coração o meu Deus é o amor . Agora me pergunto elas reclamaram dos santos e todos os orixás e encontro pagãos da religião afro mas não olha para o umbigo pq como elas se denominam “católicas” elas também adoram outros Santos não somente a Jesus , então sendo assim elas também ser tornam pagãs, elas deveriam se calar e vigiar mais o que fala . “Obs: não estou ofendendo nenhum religião respeito a todas e tenho até um carinho especial pelas religiões, em especial a umbanda”.
    Cara me poupe de tanta Hipocrisia essas garotas não tem mentalida alguma e ainda querem ser médicas ao Jesus na causa .
    Bom essa é minha opinião sobre a reportagem

  11. Então quando se.formarem e estiverem atendendo vão escolher pacientes conforme a religião?!
    Deus me livre de cair nas mãos de.lixos como estes que se acham melhores que outros…
    Vou the way: bela religião.
    Mataram muitos na inquisição, instigam a proliferação humana.mesmo que o casal não tenha onde cair morto…
    Cagam em tudo e depois algum Papa pede perdão pelas atrocidades e acham que está tudo certo e zerado.

  12. Se sentiram ofendidas porque? Alguém no terreiro as maltrataram, as ofenderam,as obrigaram a fazer algo que não quiseram? Essa questão ainda é complicada pois a intolerância seja religiosa,social,ainda infelizmente existe,E o que me deixa perplexo é que são jovens inteligentes estudiosas que ainda tem a mente voltada ao século XVIII em pleno século XXI. Sou do Candomblé e se precisasse visitar uma igreja católica ou um templo evangélico ou budista na iria me sentir ofendido,mas cada um tem o livre arbítrio e cada cabeça é uma,conhecimento nunca é demais! Asé que Pai Xangô abençõe a todos,E Pai Oxalá as ilumine abençoando e mostrando as duas jovens um caminho de luz e paz com muito amor ao próximo,Axé a todos.

  13. Se todas as religiões devem ser respeitadas, pq à religião dessas moças não se deve respeito?
    Ou alguém se considera superior ao ponto de avaliar quais crenças em outras religiões merecem respeito e quais não? Nesse caso, a religião não está sendo respeitada, pois são as crenças que formam a religião.
    Esse discurso de respeito em que todos têm que concordar com o que eu penso senão merecem a fogueira é a coisa mais ridícula que essa sociedade hipócrita tem repetido como papagaio. É que se perdeu há muito tempo a capacidade de pensar de forma lógica! Lamentável…
    Criaram uma religião universal que aceita um pacote de crenças e rejeita outro pacote e querem impor essa religião à todos. Chamam isso de tolerância religiosa. Seria cômico, se não fosse trágico.

  14. BOM dia a todos. Axé pra quem é de Axé, Motumba pra quem é de Motumba, A Paz pra quem é de Paz, primeiramente em relação às duas alunas vamos se dizer que elas são duas pessoas sem conhecimento espiritual em relação a qualquer outra classe religiosa. Elas aí da por ventura não sabem que na África em meio aos irmãos Iorubas existem muitos irmaos católicos, evangélicos que levam a palavra de Deus e aceitam a formação religiosa da nossa cultura Africana e Afro Brasileira. O fato delas negligenciar ou mesmo repudiar uma raiz espiritual a qual o dono do Terreiro leva na sua raiz.. De fato e um descaso de intolerância religiosa.. hoje tenho visto pastores evangélicos de grande denominações ajudarem a reerguer vários terreiros que foram queimados por pessoas sem estruturas espiritual… Deus é um só e rege sobre todas as coisas sobre tudo. Ninguém obriga ninguém a seguir outro caminho mas isto se chama RESPEITO. RESPEITO POR TODAS AS RELIGIÕES. EU SEGUI O CATOLICISMO. SEGUI A IGREJA EVANGÉLICA TBM E HOJE SOU UMBANSISTA COM MUITO ORGULHO VCS NÃO TEM NOÇÃO DE COMO É A UMBANDA O CANDOMBLÉ. NÃO É NADA DAQUILO QUE VOCÊS VEJAM POR AÍ ONDE PESSOAS SEM CONHECIMNETO JOGAM OFERENDAS EM QUALQUER LUGAR ONDE SE FAZ A MALDADE… NA CASA QUE EU FREQUENTO JAMAIS TER A ESTE TIPO DE COISA… PORQUE PREGAMOS E LEVAMOS O AMOR A UNIÃO FRATERNA… ENFIM ELAS COMO POSSÍVEIS PROFICIONAIS DÁ SAÚDE DEVERIA ENTENDER QUE MUITOS DE NÓS SEREMOS OS FUTUROS CLIENTES DELAS OU SERÁ QUE A MESMAS IRÃO ESCOLHER QUEM ENTRA E QUEM SAI DE SEUS CONSULTÓRIOS. AXÉ MOTUMBA… SOU A FAVOR DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA…

  15. Concordo com o Fábio, se vc se sente segura quanto a religião que segue, não há motivo para se sentirem ofendidas, quanto preconceito, ninguém é obrigado a nada. Olhem para o que realmente querem ser.

  16. Falta de Respeito das alunas em relação a religiōes. Se agora já estão mostrando as garras, imagine quando estaråo trabalhando. Não conhecem a palavra Amor ao próximo????

  17. Bando de ordinária. Engraçado já vi tantos católicos, crentes em terreiro de umbanda porque será? Quanta hipocrisia meu Deus péssimas ser humano.

  18. Então quer dizer que se eu for da religião do candomblé, ou da “macumba” como as ignorantes citaram, eu não mereço assistência médica e não posso participar dos programas de saúde pública?

    Grandes profissionais serão!

  19. DEUS É AMOR, NÃO ODIO.
    NÃO FAÇO PARTE DE NENHUMA RELIGIÃO DITA NO BRASIL SOMOS UM PAIS LAICO, AGORA PERGUNTO AOS QUE CRITICAM O TERREIRO ONDE SÃO COBCENTRADOA A CULTURA AFRO.
    O QUE É MACUMBA?
    SEM OLHAR NO GOOGLE.
    A FALTA DE INFORMAÇÃO OU O DESINTERECE DA MESMA RESULTA EM PRE-CONCEITO COBTUDO GERA ÓDIO.
    SE INFORMEM “AME UNS AOS OUTROS” FOI ISSO QUE JESUS DENTRE OUTROS ANTES DELE NOS ENSINOU.
    O MAL ESTA EM TODO LUGAR NO CATOLISSISMO, NO PROTESTANISMO, NA UMBADA, NAS RUAS, NAS REPARTIÇÕES PUBLICAS, PRIVADAS, O QUE NÃO PODE EXISTIR É O MAL DENTRO DE NÓS.
    PAZ!
    E SE INFORMEM SEJAM INTELIGENTES, INTELIGENCIA É PARA TODOS IGNORÂNCIA É PARA OS POUCOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *