O Cinema Educativo em Pernambuco, livro de Cláudio Jorge

O movimento literário na capital alagoana está em constante agitação, proporcionando ao público leitor boa margem de perspectivas. Para turbinar este momento profícuo, o…

O movimento literário na capital alagoana está em constante agitação, proporcionando ao público leitor boa margem de perspectivas. Para turbinar este momento profícuo, o professor e escritor Cláudio Jorge G de Morais, lançou seu livro, trazendo como título: O Cinema Educativo em Pernambuco.

De acordo com o autor, o livro é resultado de pesquisa acadêmica ocorrida no citado estado, focando o período histórico do Estado Novo, com análises e abordagens sobre o silenciamento ocorrido  entre a década de 30 e 40 em Pernambuco.

Contudo, os reflexos do Estado Novo repercutem sobre todo o Nordeste. E a pesquisa revela, que um projeto ideológico imagético foi utilizado para construir um modelo de sociedade, com efeitos mais rápidos, moldando hábitos e comportamentos a partir das imagens cinematográficas.

Daí surge a discussão sobre meios de comunicação de massa, e o próprio cinema como proposta educativa, que no caso, servia aos interesses do sistema vigente, que configura um golpe ditatorial.

O livro, segundo seu autor, também aborda aspectos da história do cinema, passando por eventos do Sudeste e focando em Pernambuco, que acaba se tornando um marco do cinema nacional. Na contemporaneidade, Pernambuco se mantém como referencial da produção cinematográfica nacional, que para se firmar precisa de estrutura, mas não apenas. Pois não é possível produzir cinema sem história!

O passado pernambucano, com suas revoluções, garante subsídio para produção estética de uma nova linguagem. Uma ruptura estética com os pressupostos norte-americanos.

O leitor também encontrará no livro estudos e referências à Escola de Frankfurt, Walter Benjamin, e capitalismo mais indústria cultural brasileira.

Melhor que isso tudo, só mesmo lendo o livro de Cláudio Jorge, “O Cinema Educativo em Pernambuco”, ao que o Blog recomenda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *